A dieta iogurte é o nome dado a um plano de alimentação que se tornou famoso na internet, e que foi a base de um livro escrito por Ana Luque, uma nutricionista de Los Angeles (Estados Unidos).

A dieta visa aumentar a perda de peso e restaurar a saúde com o uso do iogurte.

De acordo com Ana Luque, o iogurte deve ser adicionado a um menu composto por alimentos desintoxicantes que irão limpar o corpo, e restaurar o bem-estar. Não há instruções formais na internet para a dieta do iogurte, mas sabemos que sua base é se alimentar de iogurte durante todo o dia para atingir a perda de peso, e a limpeza do organismo.

Iogurte emagrece

Os iogurtes da dieta são à base de probióticos, que garantem uma flora saudável, o que ajuda a quebrar e digerir os alimentos. Quando o alimento é dividido por completo, a saúde do cólon geralmente melhora.

A perda de peso é baseada na restrição calórica que iogurte desnatado oferece. Geralmente este tipo de iogurte contém entre 100 e 120 calorias por porção.

O iogurte pode ainda conter frutas, proteínas e produtos lácteos que são os três principais grupos de alimentos para quem está de dieta. Comer apenas iogurte pode ser difícil ao longo de um período prolongado de tempo.

Para consumir calorias suficientes para manter a saúde, é necessário ingerir de 10 a 12 copos de por dia na dieta.

A dieta do iogurte de Ana Luque, apesar de permitir o uso de ervas e outros alimentos saudáveis, é extremamente restritiva, deixando de fora legumes e grãos inteiros.

Segundo Luque, dietas ricas em probióticos podem reduzir inflamações, aumentar a perda de peso e desintoxicar o corpo. Tais alegações não são apoiadas por pesquisas científicas. Luque também afirma que os probióticos presentes no iogurte podem curar distúrbios alimentares.

O iogurte é importante para a flora intestinal. Por isso, é importante escolher o iogurtes que incluam probióticos. Os iogurtes ricos em açúcar e gordura não são permitidos na dieta do iogurte.