Conheça a nova dieta da moda, a Dieta dos Cinco Fatores, seguida pela estrela do filme “Transformers”, Megan Fox.

Essa dieta foi criada pela canadense Haley Pasternak, uma personal trainer que aliou um cardápio restrito à prática de atividade física, e que já ajudou outras estrelas como a Lady Gaga, Mandy Moore e Eva Mendes a perderem alguns quilos. Mas ela ganhou fama mesmo quando Megan Fox anunciou que a seguia.

O nome Dieta dos Cinco Fatores diz respeito ao número de refeições que devem ser feitas por dia. Ao todo são 5 (as três principais e dois lanches). Também são 5 importantes grupos alimentares que devem ser ingeridos todos os dias no cardápio, além do nome da dieta também ter a ver com o número de semanas que a dieta pode ser seguida, que são no máximo 5 semanas.

Como funciona a Dieta dos 5 fatores?

Dieta dos 5 fatoresPara seguir a Dieta dos 5 Fatores, é preciso consumir regularmente 5 refeições: café da manhã, almoço, jantar, e dois lanches (um em cada intervalo entre as refeições).

Grupos Alimentares

Nessas refeições é preciso que contenham alimentos pertencentes aos 4 grupos alimentares citados a seguir.

1. Proteínas

É preciso incluir no cardápio uma proteína desde que seja magra, ou uma proteína conhecida como de alto valor biológico, como os queijos magros, iogurtes desnatados e o leite desnatado.

2. Carboidrato De Baixa Carga Glicêmica

O segundo grupo alimentar que deve estar presente no prato é um carboidrato de baixa ou média carga glicêmica (os chamados complexos). Entre eles está a quinoa, o grão de bico, a ervilha, o feijão, o arroz integral, biscoitos ou pães integrais, batata doce, inhame, centeio, amaranto e frutas e verduras que tenham um índice glicêmico de no máximo 30.

3. Fibras

Quando falamos das fibras, o permitido na Dieta dos 5 fatores são apenas 2 gramas em cada refeição. Entre eles está a granola, os cereais e grãos integrais, a aveia, entre outros.

4. Ácidos Graxos

Os ácidos graxos são o 4º grupo alimentar que deve estar no cardápio, mas eles devem ser insaturados, como o abacate, as sementes oleaginosas (avelãs, amêndoas, nozes, castanho do pará, semente de girassol e gergelim, entre outras) e também o azeite de oliva extravirgem. Já as bebidas estão liberadas, desde que não contenham açúcar em sua composição.

Dieta
Oleaginosas estão liberadas nesta dieta

Além disso, é preciso que se reserve no mínimo 25 minutos diários para realizar alguma atividade física de sua escolha. Pode ser dança, pilates, musculação, natação, corrida, entre outras. Lembrando que o treino intervalado de alta intensidade é o mais indicado para quem quer emagrecer rápido, porque é otimizado para a perda de peso com apenas alguns minutos de exercícios diários.

Prós e Contras da Dieta dos 5 Fatores

Por ser uma dieta rica em fibras, elas proporciona uma melhora considerável no intestino e também no metabolismo do nosso organismo. Além disso, o consumo desses alimentos permite que os níveis de glicose e também do colesterol possam se normalizar.

Alguns especialistas afirmam que a Dieta dos 5 Fatores é muito restritiva, não possui nenhuma fonte de carne vermelha, ovos, peixes ou proteína vegetal ou verduras verde-escuras como espinafre ou a couve. O problema é que esses alimentos são ricos em ácido fólico, vitaminas do complexo B e ferro, nutrientes importantes para o funcionamento do nosso corpo e que se não consumidos podem acarretar em alguns problemas de saúde.

Com isso, alguns nutricionistas afirmam que a Dieta dos 5 Fatores pode até fazer com que o paciente perca muito peso de uma única vez (a promessa é de no mínimo 7 kg), mas pode também fazer com que você comprometa a sua saúde. O ideal é procurar um nutricionista capaz de montar uma dieta específica para você.