O post Dieta Dukan – COMPLETO foi escrito pra mostrar tudo sobre esta dieta que se tornou bastante famosa, com histórias de sucesso, e também suas controvérsias.

O nome da dieta dukan é atribuído ao seu autor, Pierre Dukan, que é um médico e nutricionista argelino. A obra Dieta Dukan já foi traduzida para 30 idiomas e vendeu mais de 30 milhões de cópias em 60 países.

Após atribuir o nome da dieta a algumas celebridades e personalidades da mídia, a dieta acabou tornando-se muito famosa, e atraiu milhares de seguidores.

Abordarei também críticas de nutricionistas à dieta, assim como o seu funcionamento e seu cardápio completo.

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Como funciona a Dieta Dukan

dieta da carme

A dieta dukan tem como base os mesmos fundamentos da Dieta Atkins, com uma redução acentuada no consumo de carboidratos e a priorização de proteínas e gorduras.

A Dieta Dukan é dividida em quatro fases

Fase de Ataque

É a fase mais radical da dieta. Apenas alimentos de composição protéica são permitidos.

Alimentos permitidos: carnes magras, fígado, aves, frutos do mar, rins, peito de peru ou frango, iogurtes, queijos ou leite desnatado e ovos.

Duração: de 2 a 7 dias.

Fase de Cruzeiro

Nesta fase será possível alternar os dias de consumo de proteínas junto aos vegetais permitidos, porque legumes e verduras são adicionados gradualmente.

Observação: é recomendado o consumo de no mínimo 1,5 litros de água ao dia.

Legumes permitidos: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos.

Duração: Manter até alcançar o peso desejado

Fase de Consolidação

Nesta fase outros alimentos serão inseridos à dieta, para evitar o reganho de peso, que geralmente acontece após a perda de peso rápida.

Alimentos introduzidos: uma porção de pão integral, uma de frutas e uma de queijo, mais duas porções semanais de cereais.

Duração: 10 dias.

Fase de Estabilização Permanente

Três regras básicas desta fase: Repetir a Fase de Ataque ima vez por semana. Praticar exercícios físicos. Inserir o consumo de 3 colheres de aveia à alimentação diária.

Duração: é recomendado que a siga por toda a vida, se tiver o objetivo de manter o peso ideal conquistado.

Cardápio da Dieta Dukan

1ª Fase

Café da manhã

Opção 1: 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 1 xícara de chá verde com canela e gengibre

Opção 2: 2 fatias de queijo branco 0% gordura + omelete (1 gema e 2 claras) + 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado (adoçante, opcional)

Opção 3: 3 fatias de presunto magro + 1 taça de gelatina diet + 1 xícara de chá de leite desnatado batido com 1 col. (sopa) de farelo de aveia

Intermediário

Opção 1: 2 fatias de queijo branco 0% gordura

Opção 2: 3 fatias de peito de peru light (ou blanquet de peru)

Opção 3: 2 enroladinhos (2 fatias de presunto magro enroladas com 2 col./chá de queijo cottage 0% de gordura)

Almoço

Opção 1: Suflê de frango (bata 1 ovo e misture 1/3 de copo/150 ml de leite desnatado, 1 peito de frango cozido e desfiado, salsa, cebolinha, sal e pimenta. Asse em um pirex fundo) + 3 fatias de queijo branco 0% gordura

Opção 2: 1 filé (150 g) de carne (picanha sem gordura ou contrafilé) grelhado (tempere com salsinha, pimenta-do-reino e pouco sal) + omelete (1 gema e 2 claras)

Opção 3: 2 postas (240 g) de peixe (namorado, badejo) assado com ervas (alecrim, salsinha) + 2 col. (sopa) de lula cozida e temperada com vinagrete (molho de vinagre e sal)

Intermediário

Opção 1: 1 fatia média de queijo branco 0% gordura + 2 fatias de presunto magro + 1 xíc. (café) de café preto (use adoçante)

Opção 2: 2 col. (sopa) de pasta de queijo cottage 0% gordura (amasse o cottage com orégano e pimenta-do-reino) + 2 fatias de peito de peru light (ou presunto magro) + 1 xíc. de chá mate batido com leite desnatado

Opção 3: 1 pote de iogurte natural 0% gordura (ou iogurte light de fruta) + 1 taça de gelatina diet

Jantar

Opção 1: 3 espetinhos de peru em cubos grelhados com molho de iogurte (iogurte natural 0% gordura temperado com cebola e alho picados e hortelã) + 6 cubos médios de tofu (ou ricota) temperados e grelhados

Opção 2: 1 medalhão de alcatra (150 g) temperado com ervas e grelhado + 2 fatias de queijo branco 0% gordura

Opção 3: 3 postas médias de peixe (badejo, namorado) temperadas com açafrão, assadas ou grelhadas + 4 kanis kama

Ceia

Opção 1: 2 ovos de codorna cozidos (ou 1 ovo)

Opção 2: 1 copo (250 ml) de leite desnatado batido com 1 col. (sopa) de farelo de aveia

Opção 3: 1 queijinho fundido (tipo Polenguinho Light)

2ª Fase

Café da manhã

Opção 1: Ovo mexido (1 gema e 2 claras) com ricota, presunto magro e tomate + 1 copo (250 ml) de suco de cenoura batida com salsão, água e 2 col. (sopa) de farelo de aveia (adoçante, opcional)

Opção 2: 1 pote de iogurte light de fruta + 1 ovo cozido + 1 xíc. (chá) de café preto sem açúcar (ou chá de erva-cidreira e hortelã)

Opção 3: 1 potinho de leite fermentado zero (tipo Actimel) + 2 fatias de peito de peru light e 1 fatia de queijo branco 0% de gordura + 1 xíc. (chá) de leite desnatado com 1 col. (chá) de cacau em pó sem açúcar

Intermediário

Opção 1: 5 minicenouras

Opção 2: 2 fatias de rosbife

Opção 3: 4 tomates-cereja + 2 fatias médias de queijo branco 0% gordura

Almoço

Opção 1: 1 prato (raso) de salada de rúcula e tomate (tempere com sal e vinagre) + 3 col. (sopa) de carne moída cozida com vagem e cenoura em cubos

Opção 2: 1 prato (raso) de salada de alface e cogumelo (tempere com sal e vinagre) + 2 sardinhas frescas assadas com alecrim + 3 col. (sopa) de espinafre refogado com alho

Opção 3: 1 prato (raso) de salada de agrião e abobrinha ralada (tempere com sal e vinagre) + 3 espetinhos de frango, pimentão e cebola grelhados + 3 col. (sopa) de couve-flor e vagem cozidos no vapor

Intermediário

Opção 1: 1 queijo tipo Polenguinho Light + 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 3 palitos de salsão

Opção 2: 1 copo (300 ml) de suco desintoxicante (chá branco gelado batido com couve, cenoura, beterraba e gengibre) + 1/2 lata de atum light com 2 col. (sopa) de queijo cottage 0% de gordura

Opção 3: 3 fatias médias de tofu (ou ricota) grelhadas com salsinha + 4 kanis kama

Jantar

Opção 1: 1 prato (raso) de broto de feijão com vinagrete (sem leo) + 2 fatias de peito de peru assado com hortelã + 3 col. (sopa) de berinjela refogada com cebola

Opção 2: 1 prato (raso) de salada de escarola, pepino e talos de erva-doce (tempere com sal e vinagre) + 1 prato de shirataki de konhaku (macarrão japonês) com molho à bolonhesa

Opção 3: 1 prato (raso) de salada de chuchu cozido e palmito (tempere com sal e vinagre) + 1 filé de pescada assada com alecrim

Ceia

Opção 1: 1 taça de gelatina diet

Opção 2: 1 pote iogurte natural 0% de gordura (ou iogurte light de fruta) com 2 col. (sopa) de farelo de aveia

Opção 3: 2 fatias de presunto de frango (ou presunto magro)

3ª Fase

Café da manhã

Opção 1: 1 copo de leite desnatado com café (adoçante opcional) + 1 fatia de pão integral com 1 colher (sopa) de requeijão cremoso 0% de gordura + 1 maçã

Opção 2: 1 copo de mingau (leite desnatado com 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia) + 3 enroladinhos de frios (3 fatias de peito de peru com 2 colheres de sopa de ricota light temperada com orégano)

Opção 3: 1 copo de leite desnatado com 1 colher (chá) de cacau em pó sem açúcar + 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 3 fatias de presunto magro

Intermediário

Opção 1: 1 xícara (café) de café preto (adoçante opcional)

Opção 2: 1 colher (sopa) de goji berries

Opção 3: 3 ovos de codorna

Almoço

Opção 1: 1 prato (raso) de salada de camarão com kani + 2 Tomates recheados com atum e cobertos com parmesão light + 3 colheres (sopa) de abobrinha refogada

Opção 2: 1 prato (raso) de salada de endívia e beterraba + 2 fatias médias de lombo de porco assado com limão + 3 colheres (sopa) de couve refogada com alho

Opção 3: 1 prato (raso) de de salada de acelga com tomate + 3 pedaços médios de peito de frango com leite de coco light e tofu + 2 colheres (sopa) de couve-flor no vapor

Intermediário

Opção 1: 4 palitos de kani

Opção 2: 1 fatia de pão integral com 1 colher (sopa) de pasta de cottage 0% de gordura

Opção 3: 1 xícara (chá) de chá mate gelado com limão

Jantar

Opção 1: 1 prato (raso) de salada de alface, couve de bruxelas e palmito + 1 pedaço médio de lasanha de beringela com tofu + 150g de batata cozida com casca

Opção 2: 1 prato (raso) de salada de rúcula com aspargos + 200g de arroz integral à grega
+ 1 filé de frango com mostarda

Opção 3: 200g de salada de grão de bico com vinagrete + 1 prato (raso) de shirataki de konhaku (macarrão milagroso) com 1 colher de chá de shoyu + 1 filé de merluza assado

Ceia

Opção 1: 1 copo de suco de abacaxi com hortelã + 1 xícara de chá de gengibre e canela + 1 unidade de queijinho fundido light

Opção 2: 3 fatias de presunto de frango + 1 copo de mingau (leite desnatado com 1 colher de sopa de amido de milho) + 2 ovos de codorna

Opção 3: 1 pote de iogurte de frutas 0% de gordura + 2 fatias médias de queijo frescal 0% de gordura + 1 unidade de actimel (leite fermentado) zero

Como na fase 4 não há mais alimentos proibidos, não há um cardápio certo. A regra é seguir o cardápio da fase 1 uma vez por semana.

Prós e Contras da Dieta Dukan

A vantagem é que com a dieta dukan, você consegue perder peso rápido. Porém, isso não significa que haja perda apenas de gordura, podendo também haver perda de massa.

A drástica redução de carboidratos traz as desvantagens da dieta. Por serem as principais fontes de energia do corpo, a falta de carboidratos no organismo pode causar tontura, fraqueza e desmaios.

O elevado consumo de alimentos de origem animal, pode contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e favorecer ao entupimento de vasos sanguíneos podendo acarretar em quadros de aterosclerose, e aumento do risco de infarto e AVE.

Além disso a dieta pode causar insuficiência renal e desconforto gástrico.

Críticas e Polêmicas envolvendo a Dieta Dukan

A famosa Dieta Dukan também gerou algumas polêmicas, começando pela expulsão do autor do colegiado de médicos franceses no final de janeiro de 2014, ocasionada pela exploração comercial da dieta que leva seu nome, apontada pela organização como criadora de “desequilíbrios nutricionais” e também “que se aproveita da obsessão pelo imediatismo”. Pierre Dukan defendeu-se dizendo que nunca recebeu reclamações em 40 anos de consultório.

Há também nutricionistas que atribuíram críticas com relação ao fundamento do sistema da dieta dukan, onde o organismo gasta mais energia para metabolizar proteínas, o que, em longo prazo, resulta em um efeito contrário, estimulando a obesidade. Além do que, os alimentos propostos na dieta são ricos em sal, e podem ocasionar em cálculos renais e doenças crônico-degenerativas, como as cardiovasculares, e o câncer. Além do mais, o desequilíbrio no ph do sangue, aumenta o risco de osteoporose.

O ideal é que haja acompanhamento médico em dietas restritivas como esta, pois fatores como idade e sexo devem ser observados, para determinar quantidades máximas diárias de proteínas ingeridas, porque esse excesso não será armazenado no organismo, e sim metabolizado pelo fígado e eliminado pelos rins, sobrecarregando os dois órgãos.