Conheça a dieta mediterrânea – Uma dieta que privilegia alimentos frescos e naturais, e descarta os industrializados, eliminando assim uma série de aditivos químicos da rotina alimentar, além do excesso de sal e açúcar comuns nos cardápios modernos.

Além disso, essa dieta oferece benefícios para a saúde do coração.

Alimentos da Dieta Mediterrânea

dieta para emagrecer

  • Peixes como a tilápia, sardinha, pescada e salmão, grelhados ou no forno;
  • Frutas e vegetais preparados no vapor;
  • Gorduras boas, ricas em antioxidantes, benéficas para a saúde do coração;
  • Castanhas, nozes e amêndoas também incluem a dieta mediterrânea. Esses alimentos são ricos em substâncias que controlam os níveis de colesterol;
  • Grãos integrais são essenciais nas refeições da dieta mediterrânea;
  • Proteínas vegetais;
  • Laticínios: iogurte, queijos e leite;
  • Vinho: uma taça diária de vinho tinto completa o cardápio poderoso da dieta mediterrânea. A bebida é rica em polifenóis e resveratrol, substâncias que também protegem o coração.

Cardápio da Dieta Mediterrânea

Café da manhã

Sanduíche:

Duas fatias de pão integral, um pedaço pequeno de queijo de cabra, azeite aromatizado com ervas e manjericão, tomate cereja picado, sal marinho batido om orégano, tomilho e manjericão.

Torre levemente as duas fatias de pão. Acrescente o azeite aromatizado e o queijo de cabra. Complete com tomate cereja e tempere com o sal marinho.

Lanche Intermediário

  • Uma porção de fruta;
  • Um punhado de castanhas.

Almoço

  • Peixe assado com ervas e especiarias temperado com azeite;
  • Arroz integral com orégano e cenoura, ou batata cozida ou polenta (assada) ou um prato raso de massa integral al dente com molho de tomate caseiro;
  • Salada com folhas verdes;
  • 1 taça de 150 mil vinho tinto

Lanche Intermediário

  • Iogurte natural com frutas e aveia
  • Ou uma fruta
  • Ou suco de uva integral batido com uma maçã e água mineral.

Jantar

  • Berinjela assada com tomates, pimentão vermelho, alho e atum assado com crosta de ervas.
  • Ou uma porção de bruschetta de pão integral.
  • Ou um prato fundo de sopa de legumes com peixe ou frango

Ceia

  • Uma porção de frutas

Fonte: GNT