A osteoartrose, ou simplesmente artrose é uma doença que atinge cerca de 30% de toda a população adulta no mundo, e pode ter seus sintomas reduzidos conforme os pacientes começam a perder peso.

Porém, as dores nas articulações podem atrapalhar no processo de eliminação de peso, devido ao sofrimento que pode ser ocasionado com o grande impacto de certas atividades físicas.

Mas você sabe o que é a doença, o que ela causa e o que deve fazer para conseguir emagrecer o necessário sem sofrer com as dores, e melhorar assim a sua saúde?

Afinal, O Que É A Osteoartrose?

Artrose

A osteoartrose é uma degeneração da articulação, ou seja, de todo o tecido que tem como função revestir as extremidades de ossos que estão unidos. Essas articulações possuem o que chamamos de “grau de movimentação”, que nada mais é do que a capacidade de realizar movimentos. É o que acontece, por exemplo, com os dedos de nossas mãos, tornozelos, joelhos, etc.

Esse tecido cartilaginoso vai sofrendo com a ação de nossos movimentos durante todo o tempo de nossa vida, e quando estamos com sobrepeso essa ação é ainda maior, já que esse peso é aumentado. O tecido começa a perder viscosidade, e o atrito entre os ossos acontece, fazendo com que a pessoa comece a sofrer com fortes dores.

O choque causado entre os ossos acaba fazendo também com que os portadores da doença sintam uma força muito parecida com a pressão nessas regiões, o que as faz ter maior dificuldade até mesmo para realizar alguns exercícios simples, como subir e descer escadas.

O problema é que uma das atitudes a serem tomadas pelo paciente para aliviar os sintomas da osteoartrose, está na diminuição do peso, e para isso, é preciso mudar a alimentação e realizar atividade física diária.

Exercícios Para Quem Tem Osteoartrose

Normalmente, a área que mais sofre com a osteoartrose é a dos joelhos. Eles suportam boa parte da carga do corpo, e são os mais usados em exercícios que costumam gastar mais calorias, como a corrida, caminhada e também o jump, entre outros. Mas a verdade, é que existem ótimo exercícios capazes de aliviar as dores e ainda potencializar a perda de peso.

De acordo com o estudo intitulado Annals of the Rheumatic Diseases (Crônicas das Doenças Reumáticas, os pacientes que já estão acima do peso podem ter no emagrecimento um grande aliado para prevenir os danos da osteoartrose, e também aliviar as dores, alcançando assim uma qualidade de vida superior, e melhor condições para suas cartilagens e articulações.

Outros estudos realizados na Universidade de Sidney mostraram ainda que até mesmo os pacientes que perderam apenas 7% da gordura corporal, já apresentavam melhora em seus quadros, e sentiram-se incentivados a perder ainda mais peso. Nesses estudos, uma ressonância magnética avaliou a condição da cartilagem dos joelhos, e revelou que a degradação do tecido cartilaginoso evolui de forma mais lenta.

Atualmente, ainda não existem remédios que consigam evitar o desgaste das cartilagens, mas a sua perda pode ser controlada com os benefícios dos exercícios de baixo impacto, que ainda ajudam na perda de peso, como a natação, hidroginástica, pilates, entre outros.

A natação, por exemplo, pode queimar até 1000 calorias em pouco mais de uma hora, e é feita sem o menor impacto. O atleta diminui o peso do corpo em até 90%, e consegue ganhar tônus muscular, condicionamento físico e queimar gordura de forma mais efetiva. Dessa forma, você protege suas articulações e ainda acaba com os riscos de desenvolver outras doenças como diabetes, pressão alta, entre outras.

Para saber mais sobre a natação e seus benefícios veja o post Natação: Queime Gordura Com Pouco Impacto. Você ainda pode acessar conteúdos sobre Pilates e Hidroginástica, e descobrir qual atividade combina mais com você.