O que realmente provoca o efeito sanfona? Seria mesmo a perda de peso rápida? Veja neste post um estudo que mostra se emagrecer rápido prejudica a manutenção do peso.

Trata-se de um estudo publicado na The Lancet Diabetes & Endocrinology, e realizado pela Universidade de Melbourne, na Austrália.

Emagrecer Rápido é Prejudicial à Manutenção do Peso?

A Pesquisa

Foram observados 200 pessoas com obesidade, divididos em dois grupos:

  • Um dos grupos foi submetido a um programa de emagrecimento rápido, com uma dieta de poucas calorias (de 400 a 800 por dia) ao longo de três meses.
  • O outro grupo foi submetido a um programa de perda de peso gradual, com uma alimentação de cerca de 500 calorias a menos do que estavam acostumados, durante nove meses.

Nos 3 anos seguintes, os participantes de ambos os grupos passaram por uma dieta de manutenção do peso, para a conclusão do estudo.

perder peso rápido

Conclusão:

  • 81% das pessoas do primeiro grupo (do programa de emagrecimento rápido), atingiu a meta de reduzir o peso em 12,5%, e do outro grupo, apenas 50% atingiu esta meta;
  • Emagrecer rápido não prejudica a manutenção do peso, segundo este estudo;
  • O risco de engordar após dieta, ou passar pelo efeito sanfona, é semelhante seja a perda de peso rápida ou de longo prazo.

Explicações e Opiniões dos Especialistas

Os autores do estudo explicaram que a perda de peso rápida pode motivar os indivíduos a manterem a dieta, e como geralmente os carboidratos são bastante limitados,  o organismo acaba entrando num processo em que queima a gordura corporal para produzir energia.

De qualquer maneira, as dietas restritivas são recomendadas apenas em algumas situações, e devem ter acompanhamento médico. Este tipo de dieta, restritiva e de curto prazo, pode trazer bons resultados, mas não é positiva a longo prazo.

Geralmente pessoas que precisam ir a um casamento, ou realizar uma cirurgia, por exemplo, é que acabam aderindo a estas dietas rápidas, para atender a uma emergência.

Fonte: Veja