Envelhecer é um processo natural da célula, mas o envelhecimento precoce é algo que preocupa e incomoda muito uma grande parcela da população. Mas você sabe o que o causa e o que fazer para combater esse processo?

Os especialistas afirmam que os maus hábitos alimentares e até mesmo nosso comportamento diário pouco saudável pode fazer com que a nossa pele envelheça em uma velocidade maior do que a normal, fazendo com que você acabe parecendo mais velho do que realmente é.

Causas Do Envelhecimento Precoce

Estas são as principais causas do envelhecimento precoce.

Como evitar o envelhecimento precoce

Má alimentação

A alimentação não interfere apenas no peso ou índices como colesterol, glicemia, entre outros. Os alimentos ricos em gordura e que possuem baixas quantidades de nutrientes são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Alimentos com o brócolis, tofu, centelha (erva) também ajudam no combate a este problema.

Isso porque os nutrientes encontrados em alimentos naturais como frutas e legumes ajudam no pleno funcionamento da célula e também combatem a ação dos radicais livres, que nada mais são do que moléculas não pareadas que “atacam” outras células afim de roubar seus elétrons. E isso causa danos ao nosso organismo e acelera o processo de envelhecimento.

Veja também Suco de Linhaça para evitar o envelhecimento precoce.

Sedentarismo

Um estudo realizado na King’s College, na Inglaterra, revelou que uma vida sem exercícios físicos pode ser uma das causas do envelhecimento precoce. De acordo com os especialistas, um estudo realizado com gêmeos idênticos identificou que aqueles que praticavam atividades físicas eram como eles chamaram “biologicamente mais jovens”.

Para isso eles analisaram os telômetros, uma sequência de proteínas que ficam na extremidade do nosso DNA, e que são responsáveis pela proteção celular, e que evitam que as células envelheçam. Quando eles diminuem de tamanho a proteção fica menos eficiente, o que acontece com as pessoas sedentárias.

O estudo comprovou que as pessoas que praticavam atividade regulares tinham 200 nucleotídeos a mais do que o das pessoas sedentárias. Já em tamanho, as conclusões foram que os telômeros dos mais ativos eram iguais aos de pessoas 10 anos mais jovens do que eles.

Exposição solar sem proteção

Em um país tropical como o nosso o cuidado com a pele é essencial. Isso porque o sol consegue alterar o DNA de nossas células, fazendo com que elas se degenerem e percam o colágeno, assim a pele acaba perdendo a elasticidade e envelhendo mais facilmente.

Como Combater O Envelhecimento Precoce

Use Filtro solar

Ele é essencial para todos os tipos de pele e em todos os climas, inclusive quando o tempo está fechado ou chuvoso. Isso porque os raios UVA e UVB passam pela camada de ozônio e agem diretamente em nossa pele.

O protetor solar nos protege de queimaduras, e também garante às nossas células a proteção necessária para combater rugas, linhas de expressão, manchas e o envelhecimento precoce.

Vitaminas C e E

Uma alimentação rica nessas vitaminas age diretamente no processo de envelhecimento de nossa pele. A vitamina E é um poderoso antioxidante que age no combate aos temidos radicais livres.

Já a vitamina C melhora a nossa corrente sanguínea e fortalece nosso sistema imunológico, melhorando assim a oxigenação das células e seu trabalho no combate ao envelhecimento precoce.

Consuma Colágeno

O consumo de colágeno também ajuda a firmar a pele e manter as células saudáveis. Isso evita que percamos a elasticidade, fator que auxilia no envelhecimento precoce.

Pratique Atividade física

Nós já sabemos que a prática diária de uma atividade acelera nosso metabolismo e permite que percamos peso. Mas é também importante para o trabalho de nossas células, assim como para a entrega dos nutrientes ao nosso corpo.

Além disso, uma pesquisa britânica revelou também que a atividade física age diretamente em nosso DNA, fazendo com que os telômeros encurtem ou se mantenham saudáveis e até aumentem (ajudando no combate ao envelhecimento precoce).