O espinafre é uma hortaliça rica em nutrientes importantes para o funcionamento de nosso organismo e também uma grande aliada para quem quer perder peso.

A verdura é rica em cálcio, magnésio, potássio, fósforo, cilício, ferro, entre muitas vitaminas. Mas você sabe quais os principais benefícios desta verdura, e por que ele é tão procurado por pessoas que estão acima do peso?

Benefícios do espinafre na dieta

Uma única xícara da hortaliça contém quase 20% de RDA, uma fibra dietética que ajuda o organismo na hora da digestão e que ainda promove o trato intestinal e reduz as chances de prisão de ventre e constipação.

Espinafre

O espinafre também ajuda a manter os níveis de açúcar baixos no sangue, o que evita picos de insulina, principais responsáveis pelo acúmulo de gordura localizada e também da Diabetes.

A hortaliça é ainda fonte de violaxantina e neoxantina, carotenóides com função anti-inflamatória, e que auxiliam no emagrecimento, já que os processos inflamatórios causam verdadeiras desordens no metabolismo, aumento do apetite, diminuição da saciedade, assim como alterações hormonais, que causam maior acúmulo de gordura.

Ação antioxidante do espinafre

O espinafre é fonte de vitamina E, zinco, beta-caroteno, selênio e manganês, substâncias antioxidantes que evitam que as células e suas membranas sofram no processo de oxidação. Com isso, o sistema imunológico se fortalece e as chances de sofrer uma inflamação diminui.

Rico em vitaminas C, A e do complexo B, o espinafre ainda é importante para a saúde do nosso sistema nervoso e para o coração. A triboflavina, presente no complexo B, também é a responsável pelo metabolismo dos carboidratos que ingerimos, assim como das gorduras e proteínas presentes no nosso sangue.

Baixas calorias

O espinafre também ganhou destaque nas dietas e alimentação saudável por possuir apenas 20kcal a cada 100 gramas do vegetal, sendo que a maior parte dessas calorias já é gasta com o uso dos minerais, fibras e vitaminas presentes no alimento.

Benefícios do espinafre
O espinafre também ajuda no fortalecimento dos músculos, e por isso era bastante consumido pelo personagem de desenhos animados, Popeye.

Por outro lado, o valor de gorduras presentes no espinafre não ultrapassam a quantidade de 0,3 gramas para cada 100 gramas do alimento, o que faz com que seu impacto na dieta seja bem mais benéfico do que calórico.

A quantidade de proteínas presentes no espinafre também impressionam. Cerca de 2,3 gramas na porção, uma boa dose para ajudar na construção muscular de quem deseja perder peso e acelerar o metabolismo, consumindo assim mais energia e gordura do corpo.

Receitas com espinafre

  1. Sopa De Lentilha Vermelha Com Espinafre.
  2. Sopa De Cenoura Com Espinafre.
  3. Sopa De Espinafre Com Brócolis.

Outros benefícios do espinafre

O alimento ainda possui luteína e zeaxantina, antioxidantes importantes a saúde dos olhos e prevenção da catarata. A vitamina A, que tem concentração 327% do necessário diariamente, não auxilia apenas no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, mas também na saúde da pele, na diminuição da retenção de água da derme e no combate a acne, psoríase e queratinização.

A vitamina K promove a quebra de osteoclacina, que mantém a densidade óssea e também a força de todo os ossos do corpo. Essa vitamina ainda é responsável pelo processo de produção da GLA, uma proteína que não permite que o cálcio seja formado diretamente no tecido. Essa vitamina auxilia na função de nosso sistema nervoso, já que é essencial para a síntese de gordura. Isso porque os lipídios são importantes para compor a mielina presente ao redor dos nervos.

Devido a essa grande quantidade de nutrientes, o espinafre é usado com frequência em sopas, em forma de caldo, em sucos antioxidantes e até mesmo consumido cru, junto com outras hortaliças e legumes.

No entantom, é preciso ficar atento ao consumo do vegetal, já que ele também é rico em ácido oxálico, responsável pela inibição da absorção do ferro. O ideal é consumi-lo em apenas uma das refeições diárias.