Faseolamina emagrece? Este é um dos suplementos que “prometem” ajudar no emagrecimento, mas que como os outros, também causa muitas dúvidas em especialistas e consumidores.

Entenda melhor neste post.

Com o nome científico de Phaseolus vulgaris L., ela nada mais é do que uma glicoproteína extraída do grão de feijão branco, e que fez algumas celebridades perderem peso de uma forma mais rápida, por isso ficou famosa. Mas você sabe como a Faseolamina age, e por que ela ganhou status de auxiliar na perda de peso?

Faseolamina Emagrece? O Que Dizem Nutricionistas…

De acordo com nutricionistas, a substância é capaz de inibir a absorção de carboidratos, amidos e açúcares, e por isso auxilia de forma direta naquelas gorduras que ingerimos e que ficam localizadas – e que insistem em não sair de nossos corpos, mesmo com dietas rigorosas e muitos exercícios físicos.

Faseolamina

Como Funciona:

Toda vez que consumimos algum alimento que tenha altas concentrações de açúcar, amido ou carboidrato nosso corpo começa a metabolizar esses alimentos por meio de uma enzima, uma parte desses alimentos é usada para nos dar energia, tanto para exercícios físicos, quanto para o funcionamento de nosso organismo.

O problema é que se consumimos mais alimentos calóricos do que calorias que ingerimos, essas substâncias são estocadas e armazenadas em forma de gordura, o que faz com que a gente comece a engordar.

A faseolamina emagrece atuando no bloqueio dessa enzima, e fazendo com que a absorção do carboidrato seja reduzida de forma efetiva, nos ajudando a estocar menos “gordura”. Essa redução ainda consegue fazer com que a liberação de insulina também seja menor, reduzindo ainda mais o tamanho de nosso tecido adiposo (as células de gordura).

Onde Encontrar A Faseolamina

A substância pode ser encontrada em cápsulas ou até mesmo em forma de farinha, que pode ser feita em casa. Para isso, basta ter apenas 250 gramas de feijão branco ainda cru, fazer a higienização com água, e secá-lo ao sol antes de triturar o alimento.

O consumo deve ser feito trinta minutos antes do almoço e também do jantar. Sempre diluindo em água, 1 colher de chá da farinha. Mas há também quem aumente o consumo de feijão branco na dieta. Isso porque o alimento é também rico em potássio, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas K e E, fibras e também folato, tudo isso em apenas 57 calorias.

Cuidado!

Pessoas com hipoglicemia e gestantes não devem ingerir a Faseolamina, já que ela pode causar alguns distúrbios gastrointestinas.

Seu consumo não pode ser exagerado mesmo por aqueles que não se encaixem nas características citadas no parágrafo anterior, já que se ingerido de forma demasiada a substância pode causar diarréia e cólicas intestinais.

Especialistas afirmam ainda que a faseolamina emagrece, ou ao menos ajuda no processo, mas ela só atua nos alimentos que estão sendo ingeridos, e não tem efeito nenhum nas gordurinhas que já estão presentes no nosso corpo.

Ou seja, só farão um bom efeito se forem acompanhadas de uma alimentação com poucas calorias, e de preferência de uma rotina de exercícios físicos também.

Além de tudo isso, muita gente ainda acredita que por fazer com que a absorção de carboidrato seja “inibida” pelo organismo é possível comer em excesso essas substâncias, sem se preocupar em engordar.

Mas o problema é que ao fazer isso, liberando e aumentando as porções de carboidratos, você acaba acostumando a ingerir aquela nova quantidade dos alimentos e, quando a faseolamina para de ser consumida, o seu peso começa a subir de forma rápida e descontrolada.