As frutas cítricas são alimentos que podem trazer benefícios à saúde, por possuírem propriedades que reduzem a absorção de açúcar e gordura pelo nosso organismo.

Também oferecem outros benefícios para quem está em processo de emagrecimento, como o aumento da saciedade, por exemplo.

Afinal, para perder peso é preciso mudar os hábitos, e muitos alimentos podem se tornar verdadeiros aliados na luta contra a balança, basta que a gente saiba como e onde usá-los.

Os Benefícios Das Frutas Cítricas

Frutas para emagrecer
O segredo das frutas cítricas está nas fibras solúveis

Todas as frutas possuem fibras solúveis, ou seja, aquelas que ajudam nosso organismo a trabalhar e ainda aumentam a sensação de saciedade. Mas as cítricas possuem uma fibra poderosa: a pectina. Ela retém água e cria no estômago um gel que preenche o espaço, e faz com que nosso cérebro entenda que ainda estamos alimentados, diminuindo então a vontade de comer.

Esse “truque” faz ainda com que o nosso estômago passe a esvaziar de forma mais lenta, aumentando o grau de saciedade, além de ajudar que a glicose no sangue fique controlada, e tudo isso por conta da absorção mais lenta dos açúcares presentes na fruta e na nossa alimentação em geral.

As frutas cítricas também são conhecidas como verdadeiras esponjas de gordura, devido à  pectina. O “gel” que se forma em nosso estômago, toda vez que comemos alguma fruta deste grupo, faz uma poderosa ligação com os lipídios (que são as gorduras dos alimentos), e faz com que eles não sejam absorvidos pelo nosso organismo, sendo excretados de forma rápida.

Com isso conseguimos reduzir a quantidade de gordura que ingerimos durante a alimentação, além de explicar o motivo pelo qual sua avó ou mãe insistem em comer uma laranja depois de uma bela feijoada…

Já para a nossa pele, a vitamina C presente nas frutas cítricas, consegue nos ajudar no combate à celulite e também as varizes, além de ser um antioxidante poderoso no combate ao envelhecimento precoce. Com isso, a formação de radicais livres é combatida, e nossa pele além de saudável fica bonita por muito mais tempo.

Essas frutas ainda turbinam nosso sistema imunológico, nos prevenindo de ter uma baixa de resistência e nos griparmos facilmente, por exemplo. E também é rica em água, o que permite que fiquemos bem hidratados, não correndo o risco de confundir sede com fome, e comer além da conta.

Como Consumir As Frutas Cítricas

Não existe uma maneira certa de consumir as frutas cítricas, mas o recomendável é fracionar sua ingestão. Dessa maneira ela consegue reter os benefícios citados acima por mais tempo, além de ter seu organismo trabalhando de forma constante com a poderosa fibra dessas frutas.

O que é visto como obrigatório é o consumo de pelos menos 6 gramas de fibras solúveis todos os dias, e mais 21 gramas de outras fibras importantes para o nosso organismo.

Para termos uma noção, a laranja, preferida das fibras solúveis, tem 0,3 gramas de fibras solúveis por porção média. Já o abacaxi, a tangerina, o maracujá, a acerola, o limão e também o kiwi, conseguem apresentar na mesma porção mais de 0,5 gramas dessa fibra.

Mas para evitar o consumo exagerado de frutas, que também possuem açúcar, é possível complementar o valor das fibras com o farelo de aveia, que em 2 colheres de sopa nos dá de uma única vez 3 gramas das fibras.

Vale lembrar que quem sofre de refluxo ou gastrite deve evitar o consumo excessivo deste tipo de fruta, já que ela é muito ácida e pode acabar agravando o quadro de sensibilidade do organismo.

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