A Geisy Arruda havia emagrecido 10kg no semestre passado, mas recuperou e saiu do peso ideal. Participou então do quadro “Efeito Sanfona com Geisy Arruda”, no programa Hoje em Dia.

No post Geisy Arruda – O Que Fez Para Perder 10kg você viu a luta que ela travou contra a balança, como foi sua alimentação, e que tipo de exercícios ela fez.

Porém, ela reganhou o peso que havia perdido, passando pelo temido efeito sanfona. Este efeito acontece principalmente após fazer uma dieta, em que há uma perda de peso satisfatório, em curto prazo, mas que, em um prazo igualmente curto, recupera-se tudo outra vez.

Com 78,8kg, Geisy começou a participar do quadro “Efeito Sanfona com Geisy Arruda”, do programa Hoje em Dia, com uma meta de chegar aos 65kg.

Alguns meses após, Geisy não conseguiu bater esta meta, chegando aos 72,8kg.

De qualquer forma, acredito que foi bastante válido o quadro, para que o efeito sanfona tivesse maior conhecimento geral.

Efeito Sanfona

Como Evitar o Efeito Sanfona

O que acontece é que há milhares de dietas para emagrecer disponíveis, mas nem sempre a que serve para uma pessoa, servirá para outra. Dietas radicais podem levar a perda rápida de peso, mas também ao efeito sanfona.

Isso porque estas dietas geralmente podem ser seguidas por um curto espaço de tempo. Ao término, haverá uma perda de peso razoável. Porém, ao retornar uma alimentação normal, o peso perdido durante a dieta pode ser facilmente recuperado, ou acontecer até de engordar ainda mais.

Por isso que, ao fazer o dia do lixo, ou seja, sair da dieta por um dia, deve ser feito com bastante cautela. Ás vezes durante uma dieta, não é raro ver pessoas fazendo esta pausa no final de semana, e “enfiando o pé na jaca”. Esse é outro hábito que pode acabar causando o efeito sanfona.

O uso de medicamentos também podem acarretar este efeito. Só se deve tomar remédio para emagrecer quando for estritamente necessário, e com prescrição médica.


Você sabia que existem Programas de Emagrecimento que te ensinam como emagrecer com saúde, de forma eficaz e permanente?

Programas De Emagrecimento