A manteiga ghee vem se tornando moda entre os adeptos da vida saudável e da boa forma, e é muito simples de fazer.

Além de a manteiga ser um alimento menos processado do que a margarina, ela também pode se tornar muito mais saudável para o consumo, através de um processo muito simples de purificação e que você pode fazer em casa.

Manteiga ghee
A manteiga ghee deve ser mantida em um pote de vidro.

Aprenda a seguir quais os benefícios de substituir a manteiga pela versão ghee (manteiga sem lactose), e como fazer.

Benefícios da Manteiga Ghee

A manteiga continuará sendo uma fonte de gordura, porém muito mais saudável e pura do que a que você compra industrializada direto do supermercado.

Além disso, o processo de purificação da manteiga também elimina a lactose do alimento, o que é outra vantagem, principalmente para quem é intolerante em um nível leve à proteína, mas também oferece benefícios a saúde das pessoas em geral, visto que a lactose pode ocasionar inflamações em nosso organismo, o que também pode acarretar em ganho de peso ou inchaço do corpo.

Para quem sofre de altos níveis de intolerância à lactose não é recomendado, visto que o processo pode deixar algum traço da proteína. Portanto, é importante contar com recomendação médica.

Como fazer manteiga ghee

É preciso apenas que a manteiga seja sem sal, e um pote de vidro para guardar a ghee depois de pronta.

A ghee deve obrigatoriamente ser mantida em um pote de vidro para que dure e após deve ser mantida na geladeira, por até 3 dias.

Manteiga ghee em casa

  1. Você pode colocar direto na panela de inox e derreter a manteiga, ou pode utilizar uma panela de inox em banho maria. Aqueça em fogo baixo a médio. Levará cerca de 10 minutos;
  2. Ao derreter você perceberá que um líquido branco se formará sobre a manteiga derretida. Esta espuma é a lactose da manteiga, que será retirada;
  3. Utilize uma escumadeira para retirar toda espuma. Você também pode utilizar uma peneira com funil para extrair o restante e deixar a manteiga livre desta espuma, até que ela esteja transparente e amarela;
  4. Ao esfriar você, pode coar e colocar a manteiga em um pote de vidro, e já estará pronta para ser consumida.

Vídeo De Receita Da Ghee