Apesar de estar se tornando cada vez mais popular, ainda há a dúvida se o ginseng engorda ou emagrece. Neste artigo tiraremos esta dúvida.

Conhecida como uma erva milagrosa, o ginseng é muito mais utilizado do que imaginamos. Ele faz parte da composição de diversas bebidas energéticas, assim como cápsulas e chás usados por quem precisa de mais energia, além de poder ser usado como aliado no emagrecimento.

A raíz tem uma série de benefícios, e entre eles está o ganho de energia e a possibilidade de acelerar nosso metabolismo. A dúvida quanto à sua eficácia surge porque quando falamos de alimentos capazes de ajudar na perda de peso, nem sempre ele é citado, perdendo sempre a exposição para a canela, pimenta e outros alimentos mais comuns e encontrados em qualquer lugar.

Afinal, o que é o Ginseng?

A palavra ginseng é originária da China e resulta de “Renshen” significando “raíz do homem”. Mais de 5.000 anos atrás a raíz teve sua maior concentração nas montanhas de Manchúria e começou a ser usada como um potente rejuvenescedor.

A planta tem um crescimento lento e ganhou status de símbolo da harmonia divina, sendo assim muito procurada por quem quisesse encontrar esse sentimento em sua vida. Ela também é indicada para melhorar o bem-estar e reconhecida como planta medicinal em todo o mundo.

Ginseng
A raíz do ginseng possui cor bem clara, e suas folhas são bem verdes.

O ginseng é conhecido como uma raíz em forma de forquilha com caule longo, e uma cor bem clara. Suas folhas são de um verde intenso e possuem forma oval, o que chama atenção de quem não a conhece.

E Afinal, Ginseng Engorda Ou Emagrece?

A planta asiática é conhecida como P. Ginseng. Já a Americana recebe o nome de Panax quinqueolius, e ambas são muito utilizadas em processos de emagrecimento e possuem as mesmas características principais, como o impulsionador de energia, provedor da sensação de relaxamento, indicado para tratamento de diabetes, disfunção sexual masculina, além de aliviar o estresse.

Para quem quer os benefícios do ginseng no emagrecimento, ás vezes surge a dúvida se o ginseng engorda ou emagrece, mas o que se sabe até hoje é que ele auxilia e muito no processo de emagrecimento, principalmente por aumentar a energia e a resistência do corpo, possibilitando que a queima de gordura seja maior e mais natural.

O ginseng possui uma substância que recebe o nome de ginsenosídos, e que atua diretamente nas células de gordura, impossibilitando que elas consigam completar seu processo natural, o que faz com que a gordura corporal diminua.

Essa substância também atua no controle dos índices glicêmicos de nosso organismo, o que possibilita que você não produza tanta insulina e nem tenha picos muito altos de açúcar no sangue, o que pode causar mal estar e um descontrole na saciedade, além de ser um dos dados mais preocupantes no combate ao desenvolvimento da diabetes.

Mas para que os benefícios para o corpo aconteçam, principalmente quanto ao emagrecimento, é preciso que ele esteja associado a uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. Isso porque o consumo excessivo de açúcar torna a atuação do ginseng mais complicada em nosso corpo. Só assim a resposta para a pergunta “ginseng engorda ou emagrece?” será positiva.

Benefícios do Ginseng

 

  • Bioestimulante;
  • Diurético;
  • Fortificante e revitalizante;
  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatório;
  • Antidepressivo.
Ginseng emagrece?
O Ginseng pode ser encontrado também para consumo em pó ou em cápsulas

O Ginseng pode ser encontrado para consumo em pó, em cápsulas e também em infusões. Mas é preciso tomar cuidado com a sua administração, porque ele pode causar alguns efeitos colaterais.

Aprenda algumas receitas com o ginseng que ajudam a perder peso.

As Contraindicações Do Ginseng

Quando consumido sem orientação e de forma excessiva o ginseng pode causar diarréias, vômitos e insônia.

Além disso, sua substância chamada de “ginsenosídos” é semelhante a alguns hormônios e por isso sua dose precisa ser controlada por especialistas.