Quando falamos em hidroginástica, a maior parte de nós tem a errada impressão de que esse é um exercício praticado apenas por idosos e pessoas que sofrem com problemas como sobrecarga nas articulações, por exemplo.

Mas diferente do que podemos pensar, a hidroginástica é um dos exercícios mais completos e um dos que mais queima calorias.

Exercício intenso.

Boa parte dessa confusão acontece porque temos a sensação de que apenas os exercícios que nos fazem suar demais são os que efetivamente queimam gordura, e já que a hidroginástica é praticada na água, ela não possibilita que a temperatura de nosso corpo aumente o suficiente para que possamos eliminar o peso extra. Mas não é bem assim… Entenda…

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6 Motivos Para Fazer Hidroginástica

  1. Uma única aula pode eliminar mais de 800 calorias: Pode parecer pouco, mas é mais do que você vai conseguir eliminar em uma corrida moderada de 20 minutos, por exemplo.
  2. Não tem contra indicações: Ela pode ser feita por qualquer pessoa, após consentimento médico..
  3. Você faz o exercício na intensidade que achar necessário: Ao contrário do que muita gente pensa, você pode sim fazer a hidroginástica de forma mais intensa, para isso basta realizar os exercícios com mais vigor e força, mesmo que você esteja na água. Por exemplo, se o exercício é levantar uma perna de cada vez, faça isso dando um pequeno salto entre uma perna e outra, e por aí vai.
  4. Não é preciso saber nadar: Apesar de ser feita dentro da piscina, a hidroginástica pode ser feita por pessoas que não sabem nadar e até mesmo por quem tem medo d’água. Para isso, basta conversar com seu professor, e fazer os exercícios com o limite de água chegando na cintura, até que o praticante se sinta seguro o suficiente para fazer as aulas em águas um pouco mais fundas.
  5. É praticada com música: Monotonia é uma palavra que não se encaixa na prática da hidroginástica. Suas aulas são sempre praticadas com músicas agitadas e que ditam o ritmo de toda a atividade. A música ajuda na concentração e ainda aumenta os níveis de serotonina.
  6. Um pouco de relaxamento faz bem: Em todo fim de aula de hidroginástica que se preze, o professor troca a faixa, e um clima de tranquilidade toma conta da piscina. Nessa hora, exercícios de alongamento e relaxamento são feitos sem pressa, e com uma precisão que talvez você não conseguisse realizar fora das piscinas.

Alguns Benefícios Da Hidroginástica

  • O primeiro grande benefício dessa atividade física é a redução de impacto. O normal é que os alunos pratiquem os exercícios com a água na altura de seu peito, o que faz com que o corpo fique 90% mais leve. Com isso, é possível realizar os movimentos de forma mais fácil, o que possibilita que não deixemos a atividade no meio da aula, já que não existe dor, nem esforço desnecessário.
  • O exercício é ainda um dos mais recomendados para quem precisa melhorar suas funções cardiorrespiratórias. Isso porque a alta intensidade, asism como o fôlego e os movimentos da aula atuam para que nosso coração trabalhe de forma mais ritmada, e nossos pulmões sejam requisitados durante toda a atividade.
  • A hidroginástica ainda tonifica os músculos, melhora a flexibilidade, a circulação sanguínea, diminui a pressão arterial e é relaxante para nosso sistema nervoso, aliviando sintomas de estresse e ansiedade que costumam aparecer em quem está acima do peso.

O que muita gente não sabe é que o movimento da água funciona como um verdadeiro SPA para nossos músculos e vasos, causando uma sensação de bem estar que poucas atividades conseguem.

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