O iogurte pode parecer singelo, mas essa bebida deliciosa oferece muito mais benefícios do que seus potinhos graciosos possam demonstrar.

Para se ter uma idéia, o iogurte pode tanto ajudar a perder peso, quanto a se defender de um resfriado.

Conheça alguns dos seus benefícios a seguir.

Iogurte Emagrece

benefícios do iogurte

Estudos observando pessoas que mantinham o iogurte na alimentação diária, em conjunto ao corte das calorias totais, mostraram que estas pessoas tiveram perda 22% maior de peso, e 81% a mais de perda de gordura da barriga.

O cálcio presente neste alimento sinaliza as células de gordura para bombear menos cortisol, facilitando o emagrecimento, enquanto os aminoácidos auxiliam a queima de gordura.

As melhores opções são aqueles que comemos de colher, e que tem maior consistência. Estes dão maior sensação de saciedade.

Alguns exemplos são o iogurte grego, o orgânico, e o de soja.

A versão do iogurte com menor teor de gordura tem em média 76 calorias, quase a metade do que oferece o integral). Esta versão, e a do iogurte destanatado, são as mais indicadas para quem quer emagrecer.

Caso queira entender melhor este tópico, leia o post Iogurte Emagrece.

Possui Vitaminas

O iogurte é rico vitaminas. Ele contém potássio, fósforo, riboflavina, iodo, zinco, vitamina B5 (ácido pantotênico), e vitamina B12.

A vitamina B12 mantém as células vermelhas do sangue e ajuda a manter o sistema nervoso funcionando corretamente. É encontrada principalmente em produtos de origem animal, como o frango e o peixe.

Ajuda na Recuperação Pós-Treino

Um iogurte pode te ajudar a ter uma recuperação mais rápida no pós-treino. Ele tem a proporção certa de proteína para os hidratos de carbono. A proteína fornece os aminoácidos que seus músculos precisam para se recuperar.

Os carboidratos substituem as reservas de energia dos seus músculos, que, no pós-treino, estão esgotadas.

A proteína presente também pode ajudar a aumentar a quantidade de água absorvida pelo intestino, melhorando a hidratação. Lembrando que no pós-treino, o que também não pode faltar é água.

Procure sempre verificar os rótulos, porque os níveis de vitaminas podem variar de marca para marca.

Ajuda a Prevenir Hipertensão Arterial

O potássio presente no iogurte ajuda a eliminar parte do excesso de sódio do seu corpo.

Iogurte Natural

O iogurte natural é bastante conhecido pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus (que fermentam a bebida, dando a ele aquele gostinho meio amargo, e uma textura cremosa).

Estudos mostram que comer este tipo de iogurte ajuda a fortalecer o sistema imunológico e o digestivo.

Previne Gripe

Um estudo publicado no Journal of Nutrition mostrou que pessoas que se alimentável de ao menos cerca de 200 gramas por dia, tinham maior imunidade com relação a gripe do que aqueles que não introduziram o iogurte a alimentação.

O Iogurte Tem Alto Teor de Proteína

O iogurte é uma excelente fonte de proteína. É recomendado olhar sempre o rótulo, e dar preferência aos iogurtes que fornecem pelo menos 8 a 10 gramas de proteína por unidade.

Faz Bem ao Aparelho Digestivo

iogurte contem probióticos, que são benéficos ao aparelho digestivo, e ajudam a expulsar microorganismos nocivos que podem causar infecções intestinais.

Outros Benefícios do Iogurte

Apesar do seu teor de açúcar, o iogurte não causa cáries, nem danos ao esmalte do dente. O ácido láctico do iogurte tende a proteger as gengivas.

O iogurte, assim como o leite fermentado ajudam a reduzir o colesterol ruim, o risco de infecções na mucosa do estômago e de câncer de cólon, e aumentam as defesas do organismo, se forem consumidos regularmente.

Além disso, o iogurte ainda ajuda a reduzir sintomas da TPM e da menopausa, e auxiliam na prevenção adoenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes.