Saiba como utilizar a linhaça para emagrecer, quais são seus benefícios para a saúde, e confira também algumas receitas com o ingrediente que vão te auxiliar na dieta.

Entenda qual das linhaças, a marrom e a dourada, é a ideal para você e sua alimentação. Mesmo sendo boas para nossa alimentação, elas possuem algumas diferenças que você confere a seguir.

Linhaça Para Emagrecer

A linhaça é bastante conhecida por ser rica em ômega 3 e 6, vitaminas A, B6, B12, B1, A, fibras, cobre, proteínas, manganês, ferro, fósforo, selênio, entre outros, e é também muito conhecida por estar associada a melhora dos sintomas da TPM, redução do colesterol, e por controlar o nível de açúcar no sangue.

diferença entre linhaça dourada e marrom

O problema é que de longe muita gente acredita que tanto a linhaça marrom quanto a dourada são iguais e que por isso, usar qualquer um dos dois tipos não fará a mínima diferença na dieta.

No entanto, é preciso ter um pouco de cuidado na hora de fazer essa afirmação. Por mais que nutricionalmente falando, ambas as linhaças são benéficas e trazem os mesmos nutrientes e vitaminas, por serem cultivadas em regiões e também climas diferentes, elas apresentam algumas diferenças que podem ser importantes para você e sua dieta.

Em forma de farinha a linhaça é mais benéfica: com ela, o aparelho digestivo absorve melhor os nutrientes deste alimento. Caso a utilize em grãos, prefira triturá-la

A linhaça para emagrecer, tem este fim pois age rapidamente no intestino, e ajuda a reduzir o inchaço do corpo.

Diferença Entre A Linhaça Dourada E A Marrom

A primeira coisa que devemos ter em mente é que a linhaça dourada é uma semente cultivada em clima frio, ou seja, não é plantada aqui no Brasil. Seu principal exportador é o Canadá, que não por acaso é o maior produtor da semente no mundo.

Já a linhaça marrom pode ser cultivada em lugares mais quentes, e por isso o Brasil passou a fazer parte dos países produtores da semente. A cor, como os nomes de ambas já mostram, também são uma diferença, além da casca.

A linhaça dourada é mais fina e tem um sabor bem mais suave do que o da marrom. Além disso, a dourada conta também com uma porcentagem de 29% de proteínas e 43% de óleos, contra 22% de proteínas e 44% de óleos da marrom.

Ou seja, se você dá prioridade a quantidade de proteínas, escolha a linhaça dourada. Já se os benefícios do consumo de linhaça para você estiverem nos óleos, a marrom é a melhor opção.

A linhaça dourada é também mais comumente encontrada em farinha, e o grão é facilmente transformado no produto e também em óleos. Já para a produção da farinha de linhaça marrom o processo (se você fizer em casa, claro) será um pouco mais trabalhoso.

O valor das linhaças também pode ser um fator importante na hora de comprar as sementes. Por ser fabricada dentro do país, a linhaça marrom é encontrada com mais facilidade e com preços bem mais acessíveis ao bolso. Já a linhaça dourada é normalmente encontrada em farinha e com preços mais elevados, já que todos os produtos são de origem importada.

Algumas Receitas Com Linhaça

Veja algumas receitas com linhaça para emagrecer, ou que vão te ajudar a manter peso:

Shake De Banana Com Linhaça E Tâmaras

Sucos Funcionais