Manteiga Ou Margarina? Qual seria a melhor opção?

Apesar de ambas serem utilizadas para os mesmos fins, há grandes diferenças em suas composições.

Entenda a seguir qual a diferença entre manteiga e margarina, um pouco sobre os benefícios/malefícios, e tire suas próprias conclusões sobre qual vai preferir.

Diferença Entre Manteiga E Margarina

Seja manteiga ou margarina, ambas têm a mesma finalidade. São usadas para cozinhar, assar, etc.

A manteiga é feita a partir da agitação da parte gordurosa do leite de vaca…

Manteiga versus margarina

A margarina é totalmente diferente. É um alimento altamente processado, inventado para substituir a manteiga. Seu ingrediente principal é o óleo vegetal, juntamente com emulsificantes, corantes e vários ingredientes artificiais.

É devido ao óleo vegetal que a margarina é frequentemente hidrogenada, o que lhe confere uma consistência mais dura, e prolonga a vida de prateleira. A hidrogenação também transforma alguns dos óleos vegetais em gordura trans.

Manteiga: Carregada Em Gordura Saturada E Colesterol

A manteiga é bastante mal falada por profissionais da comunicação social e da nutrição por conter grandes quantidades de gordura saturada e colesterol.

Mas novos estudos mostram que isso realmente não importa, apesar de décadas de propaganda anti-gordura.

Um estudo de revisão publicado em 2010 verificou 21 estudos que incluíram um total de 347.747 participantes.

Não foi encontrada absolutamente nenhuma associação entre gordura saturada e doença cardiovascular. Outros estudos conduzem à mesma conclusão.

A ingestão de gordura saturada, na verdade, melhora o perfil lipídico no sangue. Ele aumenta o HDL (o “bom colesterol”).

Nem a gordura saturada, nem colesterol dietético prejudicam o perfil lipídico. Eles elevam o bom (HDL) e alteram o colesterol LDL para um subtipo benigno que não está associado à doenças cardíacas.

Margarina Contém Óleos Vegetais E Gorduras Trans

Os principais ingredientes da maioria das margarinas são os óleos vegetais tais como soja ou óleo de cártamo.

Os óleos vegetais são sujeitos a um processo de hidrogenação, que consiste em expor os óleos a elevado calor, alta pressão, gás hidrogênio e um catalisador de metal.

Este processo prolonga o prazo de validade dos produtos.

Gorduras hidrogenadas são também conhecidas como gorduras trans, que são altamente tóxicas e fortemente associadas à doenças cardíacas.

De qualquer forma, hoje já existem algumas variedades livres de gordura trans disponíveis.

Entretanto, esteja ciente de que os fabricantes podem rotular os seus produtos como livres de gordura trans, desde que haja menos de 0,5 gramas de gordura trans por porção.

Para se certificar de que você está evitando gorduras trans, leia os rótulos. Se ele disser “hidrogenado” em qualquer lugar na lista de ingredientes, evite-o.

Mas mesmo que a margarina seja genuinamente livre de gordura trans, ela ainda pode oferecer malefícios.

Os óleos vegetais utilizados em sua produção, tais como óleo de soja e de açafroa, podem ser seriamente prejudiciais.

Estes tipos de óleos são as maiores fontes de ácidos graxos poliinsaturados ômega-6 na dieta.

Os Benefícios Da Manteiga

Os efeitos na saúde de alimentos de origem animal, dependem basicamente da alimentação que tais animais levem.

As vacas alimentam-se geralmente de grama em seu ambiente natural. Mas, em muitos países, sua alimentação é à base de rações e cereais.

A manteiga proveniente do leite de vacas alimentadas com capim, é muito mais nutritiva, e contém mais:

  • A vitamina K2 – Esta vitamina pouco conhecida desempenha importante papel na prevenção de muitas doenças graves, como o câncer, osteoporose e doenças cardíacas;
  • CLA – Estudos mostram que esse ácido graxo pode ter propriedades anti-câncer e ajudar a diminuir o percentual de gordura corporal em humanos;
  • Butirato – Um ácido encontrado na manteiga que também é produzido por bactérias no intestino. Pode combater a inflamação, melhorar a saúde digestiva e ajudar a prevenir o ganho de peso;
  • Ômega 3 – A manteiga proveniente de vacas que se alimentem de pasto contém menos Ômega-6 e mais Ômega-3.

Conclusão

Visto que a manteiga proveniente de vacas alimentadas de grama contém muito mais nutrientes saudáveis para o coração, do que manteiga de vacas alimentadas com grãos, os efeitos sobre a saúde podem variar drasticamente dependendo do que a vaca comeu…

Ao Mensurar Os Resultados, A Manteiga Sai Na Frente

Ao verificar os ataques cardíacos atualmente, não há evidências de que a manteiga tenha qualquer papel nisso.

Uma grande revisão publicada em 2013, verificou 16 estudos prospectivos.

O baixo consumo de laticínios foi mostrado como fator à reduzir o risco de obesidade, sem associação consistente entre gordura do leite, doença cardiovascular ou outras doenças metabólicas.

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No entanto, os efeitos parecem variar de país para país.

Um Estudo de Saúde das Enfermeiras dos Estados Unidos verificou que a gordura do leite aumentou o risco de doenças do coração, enquanto que em um estudo australiano verificou-se o contrário.

Esta diferença drástica provavelmente é causada por diferentes práticas de alimentação. Vacas nos EUA são alimentadas principalmente de grãos, enquanto que as vacas na Austrália são alimentadas principalmente de grama e, portanto, têm mais vitamina K2 e ômega-3 (ambos protegem contra doenças cardíacas).

O estudo de Framingham foi um estudo observacional, que se prolongou por 20 anos. Neste estudo, foi observado que a margarina aumenta drasticamente o risco de doença cardíaca, enquanto que a manteiga não teve nenhum efeito sobre a doença.

Manteiga-versus-margarina

Parece bastante claro que estudos observacionais não suportam a idéia de que a manteiga provoque doenças cardiovasculares.

Mas tais estudos não podem realmente provar nada, eles só podem mostrar que dois fatores estão correlacionados. Correlação não é igual a causalidade.

No entanto, também temos evidências de estudos controlados e randomizados que são outros padrões de investigação.

Um Estudo da Sydney Heart Diet dividiu 458 homens que tinham tido recentemente um evento cardíaco, aleatoriamente em dois grupos:

Um deles foi instruído a reduzir as gorduras saturadas (o que inclui manteiga), e aumentar a ingestão de óleos vegetais poli-insaturados, que inclui a margarina.

O grupo que aumentou o consumo de óleo vegetal (e margarina) teve 62% mais probabilidade de morrer e 70% mais chances de morrer de doença cardíaca.

Fonte: Authority Nutrition

E Agora, o que você prefere? Manteiga ou Margarina? Comente…