A meta de emagrecimento é um dos primeiros passos que as pessoas costumam dar na hora de começar um processo de reeducação alimentar ou dieta, visando perder peso e ganhar saúde.

Mas o problema é que nem sempre essa meta é bem estabelecida, o que faz com que esse passo se torne um verdadeiro tormento ou até um agente de desmotivação no decorrer do processo.

Metas de emagrecimento irreais são mais comuns do que pensamos e isso acontece por conta da enorme quantidade de dietas restritivas e perigosas que são lançadas dia após dia na mídia, e que nos trazem a sensação errada de que a perda de peso pode acontecer de um mês para o outro.

Planeje Sua Meta De Emagrecimento

Meta de emagrecimento

Uma meta de emagrecimento não é algo único e por isso pode ser colocada em prática por pessoas de diferentes pesos e estilos de vida. Ela pode ser aquele vestido que você sonhou em usar, aquela calça jeans que não cabe mais em você, a eliminação do peso que você adquiriu na gestação ou com o fim do namoro, entre outros.

Sua meta emagrecer é aquilo que te dará motivação para seguir em frente com todo o processo de emagrecimento, seja ela a perda de 30 quilos ou de apenas 5. Pode ser por tanto um objeto, um sonho, uma viagem, não importa. Ela estará lá, no fim da jornada te esperando.

O problema é que se essa meta de emagrecimento for muito exagerada, as chances de se frustrar aumentam. Por exemplo: perder 20 quilos em dois meses. Esse número além de irreal é perigoso para a sua saúde.

Por isso, a primeira dica que você deve seguir na sua meta de emagrecimento é a do planejamento. Sim, não é exagero, quem planeja vai longe e tem menos chances de cair no meio do caminho.

Sente com uma folha ou um arquivo de computador e pense no que você quer. Tenha em mente a imagem e escreva como objetivo final. Depois pense em como ele pode ser alcançado e também anote as alternativas que você encontrar, aqui valem todas as que vieram a sua cabeça.

Qual é o tempo certo?

EmagrecerMuita gente se pergunta: “como sei em quanto tempo posso perder X quilos”. A resposta é: você nunca saberá. O que podemos é prever quando aquilo poderá acontecer.

Se você possui muito peso extra, a eliminação no início costuma ser mais rápida, mas é preciso ter em mente que nosso corpo se acostuma rápido com as mudanças e que depois de um tempo você pode estagnar em algum número, e é importante ter consciência disso.

O ideal é planejar que você perderá de 3 a 4 quilos mensais, podendo esse número ser maior ou menor. Faça também planejamentos menores e que no fim alcançam aquele objetivo final. Planeje o emagrecimento por 2 meses, e vá adequando toda vez que os resultados começarem a aparecer.

Tenha em mente que a sua meta de emagrecimento é um parâmetro e não uma prisão na qual você tem que viver. Muita gente acredita que ficará bem com uma quantidade de peso, mas descobre que com a atividade física e as mudanças corporais o valor é maior do que ela imaginava.

Lembre-se também que para alcançar a sua meta de emagrecimento é preciso que você procure coisas que gosta de fazer, principalmente no início. Pode ser natação, hidroginástica, lutas, futebol, corrida, qualquer coisa. Aprenda também a variar seu cardápio e a realizar algumas substituições saudáveis, mas que não lhe deixarão com aquela idéia de punição por estar acima do peso.

Afinal, seu processo de perda de peso tem que ser prazeroso e não um martírio desnecessário.