A musculação tem papel importante no emagrecimento já que um dos focos de quem quer emagrecer é diminuir seu percentual de gordura, e não apenas os números da balança.

Este tipo de atividade física permite que isso aconteça e ainda acelera o metabolismo, fazendo assim com que a pessoa passe a gastar mais energia mesmo depois de se exercitar.

Por estes motivos é que inserir a musculação em parceria com um treino aeróbico, e com a mudança alimentar, fará com que se consiga emagrecer e manter o corpo mais saudável e enxuto.

Pontos Positivos Da Musculação Para A Saúde

Musculação e a perda de pesoCom o treino certo de musculação você consegue potencializar os benefícios dos treinos aeróbicos, e também aumentar o gasto calórico que temos em todas as demais atividades diárias.

Desse modo, a redução da gordura localizada será mais efetiva, já que os músculos da região são trabalhos de forma mais focada, de forma correta e intensa durante a musculação, e você passa a perder medidas em todas as regiões do corpo.

Além disso, quando iniciamos um treino de musculação nosso músculo passa por um processo catabólico, sofrendo pequenas lesões, ou como os profissionais definem, se degenerando.

Após realizar o treino, esse músculo começa a se regenerar, um processo que vai melhorar nossa fibra muscular e torná-la ainda mais resistente e forte. É o que os especialistas chamam de anabolisar.

Todo esse processo de catalismo e anabolismo exige do músculo mais força, e do corpo muito mais calorias. Por isso é importante que depois de malhar, o músculo sofra um período de descanso, no qual você perde calorias e ganha o aumento de massa magra. E esse processo pode durar até 24 horas.

Além desses benefícios, a musculação também permite que a musculatura seja fortalecida, evitando assim que o risco de sofrer alguma lesão durante exercícios aeróbicos de grande impacto seja menor.

Com isso, você conseguirá correr de forma mais intensa e por muito mais tempo, assim como irá conseguir melhorar seu desempenho em uma aula de natação, por exemplo, queimando mais calorias na água, já que a força de suas braçadas e pernas será maior do que se você não praticasse a musculação.

A Importância Da Massa Magra

A massa muscular, ou seja, aquela que não tem gordura é de extrema importância para o nosso corpo.

A taxa metabólica dessa massa em repouso é alta, e a pessoa que passa a praticar musculação começa a ganhar mais massa magra, tendo assim sua taxa metabólica de repouso potencializada. Isso permite que o metabolismo acelere e passe a trabalhar ainda mais.

Funciona da seguinte maneira:

Vamos supor que um indivíduo adulto gaste por dia 2.200 kcal nas atividades do dia a dia, como acordar, escovar os dentes, andar até o trabalho, tomar banho, etc.

Ao ganhar mais massa muscular essa pessoa passará a gastar mais com essas atividades, sendo o gasto diretamente proporcional ao aumento dessa massa.

Ou seja, se você conseguir aumentar seu peso corporal em 10% de massa magra, seu organismo terá uma aceleração de 10%. Assim, você passará a gastar mais 220 kcal em repouso, passando a ter um gasto total de nada menos do que 2.420 kcal por dia.

Além disso, a musculação permite que você tenha os músculos mais torneados, dê mais forma ao seu corpo, e ainda consiga melhorar sua vascularização, além de fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

O exercício também ajuda na liberação de importantes hormônios que agem diretamente no humor e nas áreas de tensão do corpo, permitindo que você se sinta mais feliz e relaxado.