uitas vezes ouvimos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que ele tem o papel de impulsionar o metabolismo e regular o apetite.

Mas estudos recentes apontam para a possibilidade de que isso possa ser apenas o mito do café da manhã que emagrece. Na verdade, eles mostram que talvez o pensamento de que tomar café da manhã ajude a emagrecer seja um tanto exagerado.

Café da manhã

E se o café da manhã for realmente apenas outra refeição? E se pudermos pular ele de vez em quando sem que hajam desastrosas alterações na balança?

Veja quais foram os estudos que mostraram o lado “bom” e outros estudos que mostraram o outro lado da primeira refeição do dia no emagrecimento.

Estudos Sobre O Café Da Manhã

Um estudo de 2013, em fisiologia e comportamento, observou um grupo de 24 estudantes universitários, divididos:

  1. Uma pate deles foram instruídos a tomar café da manhã regularmente;
  2. O outro grupo foi instruído a pular o café da manhã.

Todos foram alimentados com um almoço em estilo buffet, sem limites. Embora os que pulavam o café da manhã relatarem estar com mais fome do que os demais, eles não ingeriam mais calorias para compensar e, de fato, acabavam consumindo cerca de 400 calorias a menos nos dias em que pulavam o café.

Um estudo recente da Universidade de Alabama em Birmingham (divulgação: David B. Allison, PhD, investigador do site Cooking Light) foi um passo além.

O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, seguido de um grupo internacional de 309 participantes ao longo de quatro meses.

O que eles descobriram:

Que tomar café da manhã teve efeito nulo sobre o peso. “Café da manhã tem calorias, também”, diz Allison. “Comer as calorias é provável que irá ajudá-lo a perder ou ganhar peso somente se você comer menos (ou se movimentar mais) para compensar, e os dados atuais sugerem que não é o que acontece.”

Parte do raciocínio por trás da ilusão que afirma que tomar café da manhã ajuda na perda de peso tem sido a correlação que mostra que as pessoas que comem regularmente, tendem a ser mais magras do que aqueles que pulam esta refeição. O erro foi concluir que não pular a primeira refeição do dia resulte em menor peso corporal.

Independentemente de como isso muda a sua visão da importância do café da manhã, estes estudos pavimentam o caminho para um olhar mais a fundo de como funciona a refeição para os nossos corpos.

Há muito mais para ser estudado com relação ao assunto, e também a respeito de outras áreas em que a refeição pode afetar, como nos níveis de humor ou de concentração, por exemplo. E com certeza é possível afirmar que os níveis de energia mais baixos poderiam trazer uma menor probabilidade de acertar o almoço mais tarde.

Dicas

De qualquer forma, isso também não significa que você precise necessariamente pular o café da manhã. A maioria dos nutricionistas concordam que esta refeição nutritiva, com grãos integrais e um pouco de gordura saudável pode ser o caminho certo para começar o dia.

Outra dica? Faça um lanche saudável e deixe ele disponível caso a fome bater.

Como em muitas coisas relacionadas à dieta, você tem que encontrar o que funciona para você. Mas fique tranquilo: Enquanto saltar o café da manhã pode levar a um estômago resmungando, isso provavelmente não será um fator determinante para o sucesso ou insucesso da dieta.

Estudos Que Mostram O Contrário

Apesar dos estudos citados acima, em 2012 foi realizado um estudo pela Dra. Jakubowicz, onde foram observados 195 homens e mulheres com excesso de peso, e a partir da qual foi criada a dieta do café da manhã.

Após 4 meses seguindo a dieta, estes voluntários ficaram menos propensos a reganhar peso, ou terem mais fome e compulsão por comida.

Um outro estudo realizado em 2013 mostrou que pessoas que fazem uma refeição maior no café podem ficar também menos propensas a ter doença cardíaca, diabetes e colesterol alto.

Agora que você já sabe os “dois lados da moeda”, fica mais fácil decidir se continuará pulando o café ou não. Mas sem esquecer que o mais importante é a saúde.

Para saber quais são os melhores alimentos para a refeição “mais importante do dia”, veja os Top 18 Alimentos Para O Café Da Manhã.