O que comer antes e depois de se exercitar pode parecer um detalhe. Mas não é. É um detalhe importante que pode te deixar mais perto ou mais longe de seu objetivo, seja ele queimar gordura ou ganhar massa e tonificar músculos.  Saber ingerir os alimentos certos na hora certa é um método simples e eficaz de melhorar os resultados do seu treino.

Antes dos Exercícios:

Exercícios FísicosEssa parte é válida tanto para quem deseja queimar gordura quanto para quem quer ganhar massa muscular e tonificar. Comer em excesso pode lhe fazer mal, dar dor de estômago, além daquela sensação de peso. Contudo, comendo pouco você não terá energia para executar o exercício pelo tempo correto e com a intensidade apropriada. Sendo assim, você precisa encontrar um meio- termo. Veja algumas sugestões:

Refeições maiores: Comer no mínimo de 3 a 4 horas antes do treino.

Lanches: Comer de 2 a 3 horas antes do treino.

Lanches menores: Comer uma hora antes de se exercitar.

Você deve estar se perguntando de que adianta comer uma hora antes dos exercícios, já que isso não lhe renderá energia adicional, uma vez que o corpo precisa de tempo para processar este alimento. Verdade, mas comer algo pequeno logo antes do treino vai ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue elevados, e matar a fome.

Veja algumas sugestões para estes lanches menores:

Bananas, uvas ou outras frutas;

Iogurte;

Barrinhas de cereal.

Depois dos Exercícios

(Para quem quer queimar gordura)

Essa é a hora de recuperar os nutrientes perdidos. Entretanto, muita gente acha que, porque malhou muito, pode comer tudo que ver pela frente depois. Errado. E o pior, nessas horas, após um alto gasto calórico, ficamos mais tentados a comer alimentos gordurosos.

Sendo assim, é muito fácil ingerir em uma refeição, tudo aquilo que você perdeu em calorias durante a atividade física.  Dessa forma, selecione alimentos de baixo teor de gordura e escolha fontes de proteína de qualidade. Observe alguns exemplos: peito de frango, peixes, iogurte natural, nozes, amêndoas, etc.

Para uma refeição maior, se você quiser queimar gordura, emagrecer, você deve consumir uma refeição composta de carboidratos e proteínas, ambos de qualidade, no máximo 2 horas depois dos exercícios. Seu corpo irá se recuperar e também construir e reparar os músculos, o que é muito importante, já que músculos queimam gordura. Então isso acaba ajudando diretamente no seu objetivo de emagrecimento.

Depois dos Exercícios

(Para quem quer ganhar massa muscular ou tonificar)

Se você quer ganhar massa muscular, precisa se certificar de que seu corpo tenha disponível a quantidade de nutrientes que for necessária para estes ganhos musculares. A sugestão, neste caso, é que você inclua uma opção de carboidrato que seja de qualidade, ou seja, nutritivo e não muito calórico, e que tenha de moderado a alto índice glicêmico.

Lembrando que queremos fornecer os nutrientes para o corpo o mais rápido possível após o treino. Os primeiros 30 minutos depois do seu treino são muito importantes, pois é o período em que seu corpo está extremamente faminto por nutrientes para começar a recuperação o quanto antes.

Como fonte de proteína, ficam valendo o peito de frango, os peixes, o iogurte natural, dentre os mencionados no tópico anterior.

Já como fonte de carboidratos, a batata doce, e frutas como bananas e uvas, o macarrão integral e grãos no geral (feijões, lentilhas, etc) são ótimas opções.

Para finalizar, outro ponto importantíssimo, seja qual for o seu objetivo com os exercícios, é se hidratar. Beba água antes, durante e depois de malhar!