O que é dieta? Segundo o dicionário, dieta nada mais é que um regime alimentar que satisfaz as particularidades, ou seja, os gostos, de cada pessoa. Uma dieta também se refere a regimes especiais, com fins terapêuticos, como por exemplo o de perder peso.

O que é dietaCada cultura tem sua dieta (saudável ou não), embora seu nome esteja sempre relacionado a uma alimentação saudável.

Quando há necessidade de seguir uma dieta com alguma finalidade específica, como perder peso, reduzir as taxas de colesterol, aumentar a massa muscular, etc, é recomendado que se faça com acompanhamento médico.

[Ler: Como Emagrecer Com Dietas]

No consultório, o médico levará em consideração uma série de fatores que você não consegue definir sozinho, que podem variar, mas geralmente são: Seu peso; Sua altura; Possíveis exames; Seu estilo de vida; Doenças ou histórico médico. Por isso é que é planejada uma dieta diferente para cada pessoa.

Uma série de dietas para emagrecer foram se tornando famosas nas últimas décadas, algumas passageiras, outras polêmicas, e algumas delas foram:

  • Dieta Atkins, com restrição radical ao consumo de carboidratos;
  • Dieta de South Beach, que restringe também radicalmente os carboidratos em seu início, evoluindo com restrição parcial, permitindo carboidratos ricos em fibras.
  • Dieta Dash. Desenvolvida por especialistas americanos para combater a hipertensão arterial.
  • Dieta sanguínea.

Outras Referências: Wikipedia