Tentaremos responder algumas dúvidas sobre o medicamento, e se o orlistat emagrece. Entenda como ele age, quem pode tomar, e que efeitos colaterais seu uso pode acarretar.

O Orlistat é uma remédio para emagrecer que tem o nome comercial de Xenical. Ele promete agir no bloqueio da absorção de gordura pelo nosso organismo e normalmente é indicado pelos médicos para pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade e que já tenham tentando uma série de dietas sem sucesso.

Esse medicamento tem uma particularidade em relação aos outros remédios da mesma linha, ele não inibe a fome, e por isso, costuma ter uma boa aceitação entre os pacientes. Já que as chances do paciente se reeducar em relação a alimentaçnao é maior do que ao tomar inibidores de apetite.

Orlistat Emagrece? Como Atua…

Pode-se dizer que o orlistat emagrece por atuar como um bloqueador de substâncias químicas, que nada mais são do que enzimas (sendo a principal a lipase) que temos no intestino. Desse modo, ele modifica o modo como os alimentos são digeridos, principalmente a gordura, e faz com que o corpo não absorva toda a gordura que comemos em nossas refeições.

Ao conseguir bloquear essa importante enzima para a absorção da gordura, até 1/3 dessa substância, que acaba indo diretamente para as fezes, acaba sendo eliminada por completo. No entanto, é preciso ter em mente que o alimento tem que ser utilizado apenas como um complemento de uma dieta saudável, e a prática de atividade física diária. Isso porque o Orlistat só funciona nas gorduras que você está ingerindo, e não naquelas que já existiam em seu tecido adiposo.

O medicamento ainda pode ajudar na melhora da taxa de glicose, na diminuição do colesterol ruim (LDL), no controle da pressão arterial, além de ser usado também no tratamento da esteatose hepática, que nada mais é do que o acúmulo de gordura presente no fígado.

As pessoas que utilizam o medicamento devem também fazer uma suplementação vitamínica, pois o remédio também inibe a absorção de algumas vitaminas como a K, E, D e A, nutrientes importantes para o processo de emagrecimento.

Efeitos Colaterias Do Uso De Orlistat

Remédios para emagrecer

O uso do medicamento para emagrecer pode vir a causar alguns efeitos colaterais bastante desagradáveis, como:

  • Fezes mais gordurosas, o que faz com que muita gente (principalmente as mulheres) usem absorventes para evitar mancha nas roupas íntimas;
  • Aumento de gases;
  • Cólicas abdominais;
  • Incontinência fecal, e também aumenta a quantidade de vezes que você usa o banheiro;
  • Algumas pessoas ainda podem sentir dores de cabeça constantes;
  • Pode causar ainda insônia;
  • Os ciclos menstruais podem ficar irregulares;
  • A ansiedade pode aumentar;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor ao urinar.

Como Consumir O Orlistat

Normalmente o Orlistat é consumido antes das principais refeições, com um intervalo médio de 30 minutos.

Assim, o medicamento consegue agir de forma mais eficaz e concreta nas gorduras que serão absorvidas. O Orlistat só pode ser consumido com receita médica, que conta com duas vias. Ele é um medicamento controlado pela ANVISA e tem sua venda regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Contraindicações

Assim como todos os remédios de emagrecimento vendidos no país, o Orlistat também tem uma série de contraindicações. Seu uso não deve ser feito por mulheres que estejam grávidas ou com suspeita de gravidez, assim como as lactantes.

Crianças, idosos e pessoas com problema de absorção de vitaminas também não devem usar o Orlistat, já que ele também altera o modo como nosso corpo absorve algumas das vitaminas necessárias. Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais também está nessa lista, isso porque o remédio diminui de forma considerável os efeitos das pílulas.

Quem sofre de arritmia cardíaca, problemas renais e vesícula biliar também não podem fazer uso do remédio.