Inserir em nosso cardápio alimentos para ganhar massa muscular é uma forma de ajudar nosso metabolismo e tornar nosso treino um processo muito mais eficaz.

Isso porque sem uma alimentação correta e mais específica, a formação dos músculos se torna mais difícil, e os efeitos dos exercícios praticados por 40 minutos, ou até mais, não aparecem do modo esperado.

Além disso, diferente do que muita gente acredita, não é apenas a proteína que lhe ajudará a ganhar os tão sonhados músculos. Apesar de ser a base de toda a dieta feita para ganho de massa muscular, é preciso lembrar que carboidrato, gordura, minerais e vitaminas também são muito importantes para nosso corpo e para o processo de ganho de massa.

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6 Alimentos Para Ganhar Massa Muscular

Alimentação para ganhar massa

1. Banana

Utilizada antes do treino, a fruta é rica em carboidrato e permite que seu corpo tenha de forma eficaz toda a energia que necessita para aguentar a carga de musculação, ou de exercício aeróbico que você pretende realizar.

A banana também é rica em um mineral chamado potássio, que nós conhecemos pelo benefício em prevenir câimbras, mas que é importante para a produção de glicogênio muscular.

2. Ovo

Também muito consumido pelos freqüentadores de academias em todo o país, o ovo ganhou status de melhor alimento para ganhar massa magra.

Isso porque ele é rico em ovoalbumina, que nada mais é do que uma proteína formada por aminoácidos (leucina), de fácil absorção e que é muito utilizado em suplementos alimentares como BCAA e Whey Protein.

Ovos para ganhar músculos.

A clara do ovo também possui gorduras monoinsaturadas e ômega 3, substâncias que conseguem ajudar em processos inflamatórios e na recuperação muscular.

3. Frango

Ele está no topo da lista por uma única razão. As proteínas de origem animal são as mais usadas e indicadas quando discutidos os alimentos para ganhar massa muscular.

Eles são sim essenciais na alimentação, mas é preciso ficar atento à quantidade de gordura que cada uma dessas proteínas apresenta, e é nesse quesito que o frango ganha uma certa vantagem. Isso porque a gordura nesse alimento é bem menor do que as presentes na carne vermelha. Além disso, um único filé de peito de frango contém 32 gramas de proteína.

4. Iogurte Natural

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, Estados Unidos, revelou que combinar carboidrato de digestão rápida e proteína logo após o treino, é 40% mais eficaz para a recuperação muscular do que o consumo apenas de proteína.

Por isso, o iogurte natural é um dos itens mais indicados nesse caso, já que o alimento é rico em proteína e também em gorduras, além de possuir uma alta dose de cálcio, que também ajuda muito no processo de queima calórica.

5. A combinação feijão com arroz

Quando falamos em alimentos para ganhar massa muscular, dificilmente lembramos de uma combinação tipicamente brasileira como essa. Mas esses alimentos estão no topo da lista por conta de uma mistura bem interessante.

Os aminoácidos do feijão se unem aos presentes no arroz, conseguindo formar uma proteína usada para reparar os músculos que são “danificados” durante os exercícios praticados na musculação.

6. Quinua

Ela já ganhou status de super alimento em vários cardápios para perda de peso, mas o que muita gente não sabe é que a Quinua é também um dos alimentos para ganhar massa muscular mais eficazes.

A Quinua possui uma boa quantidade de proteínas, isso porque cada grão do vegetal carrega alguns aminoácidos importantes como a valina, leucina e isoleucina, aminoácidos muito encontrados na composição de suplementos protéicos utilizados pelos esportistas.

Ela ainda possui pouco açúcar e colesterol, e uma pequena dose de carboidratos que ajudam no ganho de massa muscular.