Neste post você vai descobrir se é verdade que o pão engorda e entender exatamente o porquê. Descubra também sobre o integral…

Tenho certeza que depois de ler este artigo perder peso vai se tornar algo ainda mais fácil para você.

Pão engorda a barriga
Entenda o principal deste assunto

A produção de trigo triplicou nos últimos 50 anos, para tentar manter esta nossa insaciável demanda por grãos ‘saudáveis’. Mas será que isso é bom?

Durante esse mesmo período de tempo, os níveis de obesidade clínica só aumentaram.

A definição de obesidade não significa apenas o excesso de peso, mas também uma ameaça à vida.

Como estes alimentos agem no seu corpo

Gorduras

Uma das coisas mais difíceis de colocar na cabeça, é que não é comer gordura o que nos faz engordar.

Abacate
O abacate é um tipo de gordura saudável

Ácidos graxos contêm mais calorias do que carboidratos ou proteínas. Mas as formas como nossos corpos processam o uso de proteínas, carboidratos e gorduras é muito diferente.

Boas fontes de proteínas, como ovos, sementes, nozes, salmão, ajudam a construir e manter seu corpo e seus músculos, órgãos e sangue.

Comer proteína também fornece um ótimo nível de saciedade.

As gorduras saudáveis, são encontrados em alimentos como:

  • Coco;
  • Abacate;
  • Manteiga de erva;
  • Nozes;
  • Sementes.

São alimentos que proporcionam um nível ainda maior de saciedade do que a proteína.

Estes tipos de alimentos ricos em gordura, realmente vão te encher mais rápido, e dizer ao seu corpo para parar de comer:

Eles nivelam o açúcar no sangue e tendem a te deixar sem fome por horas.

Alguns ácidos graxos, como o ácido cáprico encontrado em cocos ou o ácido graxo oléico monoinsaturado encontrado no abacate, também ajudam a reduzir a gordura corporal e ajudam significativamente na perda de peso.

O ganho de peso é realmente um assunto muito mais complexo do que simplesmente contar calorias.

Carboidratos

No caso dos carboidratos e grãos, como:

  • Pães;
  • Massas;
  • Cereais.
Pão integral engorda
Pão branco x pão integral: os dois engordam

São tratados pelo seu corpo de forma muito diferente do que a proteína ou gordura.

Primeiro de tudo, eles são digeridos muito mais rápido. Até mesmo os chamados carboidratos complexos que se transformam rapidamente em glicose.

Pão integral engorda

O pão de trigo integral, por exemplo, completa a sua digestão apenas um pouco mais lentamente do que o pão branco.

Os hidratos de carbono são vendidos para nós como uma fonte rápida de energia.

Parece bom, mas essa é precisamente a razão pela qual eles engordam

De qualquer forma, optar por grãos integrais é sempre uma melhor opção do que o trigo branco.

Como o pão engorda

A insulina é um poderoso hormônio, responsável pelo armazenamento de gordura.

Exemplos

  1. Quando um agricultor quer engordar seu gado, ele não dá a ele gordura.
  2. Ou quando um lutador de sumô quer engordar rapidamente, não é gordura que ele vai comer.

Isso porque a gordura vai encher rápido, e não dará o efeito desejado.

Então, ao invés de gordura, eles comem grãos:

  • Trigo para o gado;
  • Arroz para o lutador de sumô.

Picos de insulina

Eles optam por este tipo de alimento, porque querem engordar e para obter picos de insulina.

A insulina é necessária para inchar as células de gordura adiposa do corpo, e garantir maior depósito de gordura.

Uma dieta rica em hidratos de carbono evita que a gordura corporal armazenada seja utilizada como combustível.

O corpo realmente não foi feito para lidar com grandes quantidades de hidratos de carbono.

Qualquer refeição alta em carboidratos, converte rapidamente para quantidades significativas de glicose, o que é visto como uma ameaça.

Uma pequena quantidade de glicose, pode ser armazenada no fígado e músculos, em forma de glicogênio:

Isso seria muito útil se você pretendesse correr uma maratona no dia seguinte, por exemplo.

Mas o restante, é projetado para armazenar gordura.

Carboidratos podem emagrecer mais que as gorduras
A gordura é armazenada primeiro na cintura e nos quadris.

Primeiro ao redor da cintura e dos quadris, e depois no restante do corpo.

Este é um mecanismo de proteção que temos desenvolvido ao longo de milhares de anos, e teria sido útil no passado, quando a comida era escassa.

Mas este não é mais o caso.

Agora, o nosso consumo incessante de grãos é o que está fazendo o número de casos de obesidade aumentarem, e conduzindo a um grande aumento em doenças como diabetes e doenças cardiovasculares, que estão levando pessoas a morte.

Baixa Gordura x Baixo Carboidrato

Low-fat x Low-carb

Dietas com restrição de gordura não funcionam tanto quanto você imagina.

Se os alimentos não dão maior sensação de saciedade, as dietas não funcionam tão bem… As gorduras saudáveis são necessárias até mesmo quando se deseja perder peso.

Os óleos vegetais processados, como:

  • Óleo de milho;
  • Óleo de soja;
  • Óleo de semente de algodão;
  • Óleo de girassol;
  • E óleo de canola.

São adicionados a uma percentagem elevada de alimentos processados de supermercados, e hidrogenados em margarina.

Eles contém gorduras poliinsaturadas, que, quando aquecidas e alteradas, são altamente inflamatórias, e ligadas a doenças cardíacas, dentre outros problemas de saúde, e por isso devem ser evitados.

Opções saudáveis

O óleo de abacate ou óleo de coco, são opções muito mais saudáveis, mesmo se aquecidos.

O azeite de oliva é uma fonte de gorduras boas também, contanto que você não o aqueça.

Os carboidratos devem vir de legumes como:

  • Abóbora;
  • Batata doce;
  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Ervilhas;
  • Cenoura;
  • Pimentão;
  • Folhas verdes, entre outros.

Conclusão

Ao se deparar com informações como as deste artigo, muitas pessoas desistiram de grãos, carboidratos, e foram surpreendidos com as mudanças em sua saúde e energia.

Para quem busca como emagrecer, cortar carboidratos por um tempo irá acarretar em um efeito muito maior sobre o seu peso corporal do que contando calorias.

Além de chato, ficar contando calorias é um hábito que não costuma perdurar. Na realidade, nem sequer chega a se tornar um hábito.

E a criação de hábitos saudáveis é o que realmente vai fazer a diferença para quem quer quer emagrecer definitivamente.

Passar fome simplesmente não funciona para uma perda de peso saudável.

Além disso, no post de hoje pudemos ter a certeza de que não é só um mito que o pão engorda, principalmente a barriguinha.

Conte nos comentários se você continuará comendo pão depois de ler este post.

Referência: Health Ambition.