Neste post você vai descobrir se é verdade que o pão engorda, e entender exatamente o porquê. Tenho certeza que depois de ler este artigo perder peso vai se tornar algo ainda mais fácil para você.

A produção de trigo sozinho triplicou nos últimos 50 anos para tentar manter-se com a nossa insaciável demanda por grãos ‘saudáveis’. Mas será que isso é bom?

Durante esse mesmo período de tempo, os níveis de obesidade clínica só aumentaram. A definição de obesidade não significa que há apenas o excesso de peso, mas também uma ameaça à vida.

É verdade que o pão engorda?

Como A Proteína, A Gordura E Os Carboidratos Afetam Seu Corpo

Uma das coisas mais difíceis de colocar na cabeça é que não é comer gordura que nos faz engordar.

Ácidos graxos contêm mais calorias do que carboidratos ou proteínas. Mas as formas como nossos corpos processam o uso de proteínas, carboidratos e gorduras são muito diferentes.

Boas fontes de proteínas, como ovos, sementes, nozes, salmão, ajudam a construir e manter seu corpo e seus músculos, órgãos e sangue. Comer proteína também fornece um ótimo nível de saciedade.

As gorduras saudáveis, como as encontrados no coco, no abacate, na manteiga de erva, nas nozes e nas sementes, proporcionam um nível ainda maior de saciedade do que a proteína. Estes tipos de alimentos ricos em gordura realmente vão te encher mais rápido e dizer ao seu corpo para parar de comer. Eles nivelam o açúcar no sangue e tendem a te deixar sem fome por horas.

Alguns ácidos graxos, como o ácido cáprico encontrado em cocos ou o ácido graxo oléico monoinsaturado encontrado no abacate, também ajudam a reduzir a gordura corporal e ajudam significativamente na perda de peso.

O ganho de peso é realmente um assunto muito mais complexo do que simplesmente contar calorias.

No caso dos carboidratos e grãos: pães, massas e cereais, são tratadas pelo seu corpo de forma muito diferente do que a proteína ou gordura.

Primeiro de tudo, eles são digeridos muito mais rápido. Até mesmo os chamados carboidratos complexos que se transformam rapidamente em glicose.

O pão de trigo integral, por exemplo, completa a sua digestão apenas um pouco mais lentamente do que o pão branco.

Os hidratos de carbono são vendidos para nós como uma fonte rápida de energia. Parece bom, mas essa é precisamente a razão pela qual eles engordam…

Como O Pão Engorda

Carboidratos podem emagrecer mais que as gorduras

A insulina é um poderoso hormônio, responsável pelo armazenamento de gordura. Quando um agricultor quer engordar seu gado ele não dá a ele gordura. Ou quando um lutador de sumô quer engordar rapidamente, não é gordura que ele vai comer. Isso porque a gordura vai encher rápido, e não dará o efeito desejado. Então, ao invés de gordura, eles comem grãos – trigo para o gado, arroz para o lutador de sumô.

Eles optam por este tipo de alimento porque querem engordar e para obter picos de insulina. A insulina é necessária para inchar as células de gordura adiposa do corpo, e garantir maior depósito de gordura.

Uma dieta rica em hidratos de carbono evita que a gordura corporal armazenada seja utilizada como combustível.

O corpo realmente não foi feito para lidar com grandes quantidades de hidratos de carbono. Qualquer refeição alta em carboidratos converte rapidamente para quantidades significativas de glicose, o que é visto como uma ameaça.

Uma pequena quantidade de glicose pode ser armazenada no fígado e músculos, em forma de glicogênio (o que seria muito útil se você pretendesse correr uma maratona no dia seguinte). Mas o restante é projetado para armazenar gordura, primeiro ao redor da cintura e dos quadris, e depois no restante do corpo.

Este é um mecanismo de proteção que temos desenvolvido ao longo de milhares de anos, e teria sido útil no passado, quando a comida era escassa.

Mas este não é mais o caso, e agora o nosso consumo incessante de grãos é o que está fazendo o número de casos de obesidade aumentarem, e conduzindo a um grande aumento em doenças como diabetes e doenças cardiovasculares que estão nos matando.

Baixa Gordura x Baixo Carboidrato

Low-fat x Low-carb

Dietas com restrição de gordura não funcionam tanto quanto você imagina. Se os alimentos não dão maior sensação de saciedade, as dietas não funcionam tão bem. As gorduras saudáveis são necessárias até mesmo quando se deseja perder peso.

Os óleos vegetais processados, como milho, soja, semente de algodão, girassol e óleo de canola, que são adicionados a uma percentagem elevada de alimentos processados de supermercados e hidrogenados em margarina, contém gorduras poliinsaturadas, que aquecidas e alteradas são altamente inflamatórias e ligadas a doenças cardíacas, dentre outros problemas de saúde, e por isso devem ser evitados.

O óleo de abacate ou óleo de coco, são opções muito mais saudáveis. O azeite de oliva é uma fonte de gorduras boas também, contanto que você não o aqueça.

Os carboidratos em sua dieta devem vir de legumes como abóbora, batata doce, brócolis, couve-flor, ervilhas, cenoura, pimentão, folhas verdes e muitos outros.

Conclusão

Ao se deparar com informações como as deste artigo, muitas pessoas desistiram de grãos, carboidratos, e foram surpreendidos com as mudanças em sua saúde e energia.

Para quem busca como emagrecer, cortar carboidratos por um tempo irá acarretar em um efeito muito maior sobre o seu peso corporal do que contando calorias.

Passar fome simplesmente não funciona para uma perda de peso saudável.

Referência: Health Ambition