Muita gente acredita que associar algum tipo de laxante com a dieta a fará perder peso com saúde e ainda, de forma mais rápida.

No entanto, essa ideia além de equivocada, pode fazer muito mal ao seu corpo e organismo e pode acabar atrapalhando de vez o seu processo de emagrecimento.

O maior desses problemas é que a grande parte das pessoas que opta por usar o laxante no processo de emagrecimento, acredita que está apenas ajudando o intestino a trabalhar melhor e de forma mais eficiente. Mas a verdade é que o uso desses medicamentos pode irritar o intestino, desregular a flora intestinal e causar problemas sérios aos rins e até ao coração.

laxante
Os laxantes podem ajudar no funcionamento do intestino, mas seriam a melhor opção para uma perda de peso saudável?
laxantes

Mas você sabe por que tudo isso acontece? Abaixo explicaremos melhor o que os laxantes fazem em nosso organismo e porquê eles não são indicados para quem desejar perder peso com saúde.

Por que Tanta Gente Recorre Ao Laxante?

Nós sabemos que o nosso intestino deve funcionar de forma regular, todos os dias, para evitar principalmente o inchaço na região abdominal. Mas esquecemos que muitas vezes as mudanças intestinais acontecem por conta de fatores externos, como o estresse, uma alimentação pobre em fibras, e até mesmo alguns fatores psicológicos. Sim, é normal que algumas pessoas não consigam usar o banheiro em viagens ou banheiros fora de casa.

Perder barriga sem laxantes

No entanto, usar o laxante em algumas ocasiões se torna até mesmo necessário, como o caso de viagens longas ou até constipação. Mas é preciso que os remédios sejam receitados por um médico e tomados da forma correta, sem exageros. Isso porque o uso frequente de laxantes pode acabar irritando a mucosa intestinal.

De acordo com o especialista em coloproctologia e endoscopia digestiva, Dr. Flávio Antonio Quilici, até mesmo os chás que possuem ação laxante podem ser prejudiciais à sáude se usados de forma desenfreada, além de poderem até mesmo atrapalhar o processo de perda de peso saudável.

Deve-se ter em mente que algumas vezes a redução das idas ao banheiro é comum em quem está em processo de perda de peso. Isso porque você passa a ingerir menos alimentos que antes, e consequentemente vai menos vezes ao banheiro. Além disso, a mudança alimentar pode causar constipação. Mas com o tempo o organismo se acostuma a nova rotina alimentar, e acaba voltando ao seu funcionamento normal.

Problemas Do Uso Frequente De Laxantes

A gastroenterologista Cláudia Marques Souza de Oliveir adverte que os laxantes que contém em sua fórmula bisacodil ou fenoftaleína podem causar lesões no chamado plexo mioentérico (que é responsável pelo peristaltismo esofágico, no sistema nervoso entérico) e que, quando lesionado causa dores fortes e problemas no esôfago.

Além disso, o uso desses medicamentos faz com que a mobilidade de nosso intestino grosso também piore, assim como as doses, o que torna nosso corpo e organismo viciados na medicação. A desidratação também é um processo comum nos casos de quem toma laxantes de forma indiscriminada, o que pode afetar de forma direta nossos rins, e todo o processo de emagrecimento, já que a hidratação é dos principais fatores para o pleno funcionamento do intestino.

Os laxantes ainda podem causar alterações significativas em nossos organismo, o que por sua vez pode levar a problemas cardíacos como arritmia, e em alguns casos, até mesmo a morte. Também não é incomum que as pessoas que usam laxantes de forma indiscriminada sintam fraqueza, tontura, tenham a absorção de nutrientes prejudicada, e podem ainda apresentar episódios de vômitos constantes.

Por isso, o ideal é sempre conversar com seu médico, explicar o problema e fazer o uso de medicamentos receitados, além de aumentar o consumo de fibras e água, possibilitando que o seu intestino volte a funcionar de forma satisfatória e que você consiga perder peso com saúde.

E saiba que é possível regular o intestino a trabalhar de forma correta sem correr o risco de prejudicar a saúde. Existe uma técnica para isso, ensinada pelo Dr. Rocha, e que já tem ajudado centenas de mulheres a emagrecer de forma definitiva. Para saber como você também pode aprender esta técnica, clique aqui e veja o post explicativo.