Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, comprovou benefícios que o óleo de coco oferece no emagrecimento.

O estudo incluiu 29 homens, não muito adeptos à dietas, de 20 a 59 anos. Todos eles realizaram exames de sangue para análise dos parâmetros bioquímicos, como insulina, glicose, colesterol e lipídios.

A pesquisa considerou também dados como a massa corporal, os percentuais de massa magra e massa gorda.

Pesquisa

benefícios do óleo de cocoOs voluntários foram divididos em dois grupos:

Ambos os grupos levaram uma dieta com consumo de pão branco, queijo cottage, creme cracker e suco industrializado.

Porém, um dos grupos fazia a ingestão de 13g de óleo de coco extravirgem diariamente, e o outro ingeria a mesma quantidade de óleo de soja. Nenhum deles sabia que tipo de óleo estava ingerindo. Apenas tomaram conhecimento da informação ao final do estudo.

Na segunda fase da pesquisa, foi formulada uma dieta balanceada para ambos os grupos:

No jantar, um grupo deveria ingerir de óleo de coco como tempero, e o outro deveria ingerir 13g de óleo de soja.

Passados 45 dias, foram realizados os mesmos exames de sangue do início, para comprovar as expectativas do estudo.

Foi então constatado que os níveis de colesterol HDL (colesterol bom), teve aumento significativo nos voluntários que fizeram ingestão do óleo de coco. As taxas de glicemia também foram reduzidas. Foram observados também fatores positivos para prevenção e controle do diabetes.

Ainda não é possível garantir uma recomendação populacional do uso do óleo de coco. Há a necessidade de expandir o tempo de estudo, e aumentar o número de voluntários. Mesmo assim, o uso de uma colher (de sopa) de óleo de coco por dia, associado a uma alimentação balanceada, já é ótima indicação.

O óleo de coco reduz a fome, aumenta o gasto calórico, e é rapidamente absorvido no intestino, indo rapidamente para a circulação, chegando rápido ao fígado, e produzindo energia de forma rápida, o que é ótimo para quem busca como emagrecer, visto que quanto mais energia for produzida de forma rápida, mais o cérebro entende que chegou a hora de parar de comer.

Referência: Olhar Virtual