Você já deve ter ouvido falar que pimenta emagrece, mas talvez tenha duvidado disso. Descubra aqui o que realmente acontece, e qual o tipo de pimenta que vai te ajudar na perda de peso.

Quando falamos em emagrecimento, alguns alimentos são diretamente lembrados, como é o caso da pimenta. Elas são conhecidas como amigos da dieta ou superalimentos e são capazes de acelerar o metabolismo e ajudar a queimar as gorduras. Mas nem todo mundo sabe disso.

A pimenta tem uma característica termogênica que acelera nosso metabolismo, estimula a produção de alguns hormônios, previne algumas doenças e ainda é rica em importantes nutrientes.

Por Que Pimenta Emagrece?

A pimenta emagrece e faz bem a saúde

A resposta para essa pergunta é mais simples do que imaginamos. A pimenta emagrece sim e ao contrário do que muita gente acredita faz até muito bem à saúde. Tudo isso por conta de uma substância chama de capsaicina, a responsável pelo ardor do alimento, mas também por todas as suas benfeitorias.

É preciso também levar em conta que trata-se de um alimento com alto potencial anti-inflamatório e antioxidante, capaz de fazer uma verdadeira limpeza em nossas células, o que a revela que a pimenta emagrece e também nos ajuda no combate de algumas enfermidades.

Benefícios Da Pimenta Na Alimentação

Muito além de saber se a pimenta emagrece, é importante ter em mente o que ela pode fazer em nosso organismo e entender porquê o alimento é um dos mais procurados por quem busca uma perda de peso saudável e definitiva.

Seu poder termogênico é incontestável. Especialistas afirmam que ela consegue acelerar nosso coração, aumentar a temperatura corporal, e por conseqüência tornar nosso metabolismo mais rápido.

O benefício é tanto que algumas pessoas costumam ingerir a pimenta como tempero em suas alimentações de pré-treino, potencializando ainda mais a queima calórica das atividades, principalmente as aeróbicas. Isso porque a quebra de gordura é ainda mais intensa com o consumo deste alimento.

As pimentas precisam de mais energia para serem queimadas em nosso organismo. Sozinhas podem consumir nada menos do que 10% do gasto calórico total da refeição, o que faz com que seu processo seja mais intenso e por isso associado à perda de peso e à possibilidade de acelerar o metabolismo.

Outra característica que a deixa além do questionamento se a pimenta emagrece está também em sua atividade anticancerígena, digestiva, antimicrobiana e anti-inflamatória. Elas possibilitam que a pimenta atue na prevenção de uma série de doenças, incluindo a artrite, e na queda do colesterol ruim.

Algumas pimentas ainda são ricas em cálcio, fibras e fósforo, como é o caso da Malagueta, ou em vitamina C como é o caso da pimenta Murupi, o que possibilita que ela seja importante na prevenção da gripe e também no fortalecimento de dentes e ossos.

Outra vitamina muito presente nas pimentas é a Vitamina E, antioxidante importante na ação de combate ao envelhecimento e também associada à prevenção de doenças como as cardiovasculares, câncer, Parkinson e Alzheimer. O poder dessa ação também pode ser vista em doenças crônicas, como a artrite e a catarata.

A vitamina A também está presente no alimento, mas em forma de carotenóides, que sofrem uma transformação em nosso organismo, possibilitando todos os benefícios da vitamina, como o trabalho em células de defesa, visão e desenvolvimento e crescimento de nosso esqueleto.

Que Pimenta Mais Ajuda A Emagrecer

É preciso lembrar ainda que quanto mais picante for a pimenta, maior será a sua concentração de capsaicinóides e maior será seu benefício no emagrecimento. Isso porque é a substância que acelera o metabolismo e ajuda no processo de digestão, permitindo que o organismo funcione de forma plena na quebra de gordura.

Existe até uma dieta com limão e pimenta caiena.

Pimentas Produzidas No Brasil

Entre as pimentas mais ardidas produzidas no Brasil estão:

  • Murupi.
  • Cumari-do-pará.
  • Malagueta.
  • Pimenta de Cheiro.
  • Dedo-de-moça.
  • Japaleno, muito usada também na culinária mexicana.

Aprenda a fazer uma sopa com pimenta.