É possível consumir glúten e ainda assim emagrecer? Esta reportagem realizada pela globo responde a sua dúvida.

O glúten é uma proteína grande formada por duas menores: a gliadina e glutenina.

Posso comer glúten?

Ele é encontrado em cereais como o trigo, centeio, cevada e aveia, e tem funções diferentes na produção dos alimentos. Na fermentação do pão por exemplo, o glúten da farinha de trigo é que mantém os gases dentro da massa, que faz com que o pão aumente de tamanho e não diminua ao esfriar.

Glúten E As Dietas

Algumas pessoas retiram todo este nutriente da dieta para emagrecer, mas a nutróloga Hildene Bastos afirma que radicalizar não é o recomendável.

Ela explica que é correto retirar o glúten, mas restringir a quantidade ingerida.

O glúten é um nutriente do trigo, da aveia, cevada, e ele dá um sabor agradável ao alimento. Por isso é que as pessoas acabam consumindo uma grande quantidade de alimentos que contém glúten, e é isso que pode levar à obesidade.

Nao é o glúten que engorda, mas a quantidade que você consome. Portanto, uma quantidade pequena do glúten não será responsável por arruinar a sua dieta.

Alergia Ao Glúten

Alguns organismos não se dão bem com o glúten, principalmente os alérgicos ao trigo, ou quem tem a doença celíaca.

A alergia se manifesta mais na infância, e é transitória. Na grande maioria das vezes, se manifesta mais na pele, com dermatite atópica, e sintomas gastrointestinais na criança. Quando descoberta a alergia, a pessoa não pode consumir nada que contenha o glúten, como explica o alergista Ronney Mendes.

Sintomas da Alergia

  1. Diarréia crônica;
  2. Distenção abdominal;
  3. Não ganho adequado de peso ou de estatura;
  4. Sintomas na pele recorrentes.

Se tratada com a dieta certa, após um tempo os sintomas da alergia tendem a desaparecer.