A qualidade de vida é um dos temas mais recorrentes da atualidade. Ela engloba uma vida regrada e repleta de escolhas saudáveis, que fazem com que a pessoa se sinta bem com a própria imagem e corpo.

No entanto, alguns especialistas afirmam que a qualidade de vida é, na verdade, o modo como cada um decide viver, independente de ser uma pessoa saudável ou sedentária, por exemplo.

Além disso, é preciso também levar em conta que uma vida saudável e regrada não é aquela que te priva de tudo o que você gosta, seja na hora de comer ou até mesmo de se exercitar. Por isso, listamos 5 dicas que farão com que você tenha uma qualidade de vida maior, sem abrir mão daquilo que lhe dá prazer.

Dicas Para Melhor Qualidade de Vida

Qualidade de vida

1 – Distribua as refeições

Quando falamos em qualidade de vida, saúde e alimentação, uma coisa logo nos vem a cabeça: o metabolismo. Parte importante do nosso corpo que mantém a queima de calorias e também a absorção correta dos nutrientes, o metabolismo, é também protagonista para quem quer emagrecer.

No entanto, para que ele não sofra nenhuma redução e apresente todos os benefícios para a nossa saúde, é preciso que as refeições sejam distribuídas em 6 ao longo do dia, o que faz com que a pessoa consuma algum alimento pelo menos de 3 em 3 horas.

Isso evitará que o seu corpo entre em reserva de energia e comece a acumular gordura de forma desnecessária para um possível estoque de energia.

2 – Beba muita água

Se existe algo capaz de limpar nosso organismo e reduzir a quantidade de toxinas e impurezas é a água. A ingestão constante de líquidos (em especial da água) permite que o metabolismo esteja sempre em movimento, permitindo que o intestino funcione de forma adequada e também que as células corporais façam o seu trabalho. Dessa forma você também deixa o corpo bem hidratado e evita problemas mais graves.

3 – Invista em alimentos integrais

Eles são ótimos substitutos dos carboidratos refinados e também promovem uma melhora no funcionamento do intestino e garatem maior saciedade. Isso acontece porque esses alimentos levam mais tempo para serem digeridos e fazem com que o índice glicêmico não suba tão depressa.

4 – Dia do lixo: Liberar uma vez na semana

Se engana quem pensa que qualidade de vida é sinônimo de privação. O termo é na verdade um modo como escolhemos levar nossa alimentação e bem estar e isso tem ligação direta com as escolhas que fazemos.

Comer um doce ou algo que um pouco mais calórico é um grande prazer para algumas pessoas, e isso pode acontecer sem atrapalhar a sua qualidade de vida. Para isso, escolha um dia da semana e consuma algo que você gosta, mas em pequena quantidade, nada de enfiar o pé na jaca, e depois retorne à sua dieta balanceada.

5 – Pratique atividade física

O importante é que o seu corpo aprenda a se movimentar. Isso porque o sedentarismo já é um dos grandes problemas da nossa sociedade e está diretamente ligado a doenças cardiovasculares, à obesidade, pressão alta, entre outros.

Mas lembre-se que praticar um esporte é algo que deve te dar prazer, já que assim as chances de que você acabe desistindo caiam consideravelmente. O primeiro passo é escolher uma atividade da qual você gosta. Pode ser uma caminhada nas ruas do bairro, uma corrida no parque mais próximo, uma aula de dança que você sempre sonhou em fazer, algumas horas por semana na piscina, uma aula de artes marciais ou até mesmo a musculação.

Encontre prazer em tudo o que você faz e aos poucos o seu corpo começará a responder de forma positiva, o que resultará na tão desejada qualidade de vida.