A cada ano uma nova deita cai nas graças das celebridades por conta das promessas de rápido poder emagrecedor. A dieta Ravenna foi uma delas.

Apesar de dietas nem sempre serem o processo alimentar mais indicado para qualquer pessoa, buscando ser uma dieta mais equilibrada e rápida, a Ravenna promete uma perda de até 10% do seu peso, apenas no primeiro mês.

Método Ravenna.

Criado pelo psicanalista argentino Máximo Ravenna, este plano emagrecedor se desenvolve a partir de um método de pilares, que foi nomeado pelo médico como: corte, medida e distância, sequencialmente.

Mas o que o difere de todas as outras “dietas da moda” já lançadas, é que a dieta Ravenna é baseada não apenas na ajuda nutricional, já que o paciente deve consultar um nutricionista, mas também em um acompanhamento físico e psicológico.

Desse modo é preciso que a pessoa saiba que para emagrecer de verdade ela precisa de uma equipe multidisciplinar, composta por educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.

[Ver Também: Método De Emagrecimento Que Dilma Rousseff Segue]

Pilares Da Dieta Ravenna

Para o Dr. Máximo Ravenna o primeiro pilar de sua dieta consiste no corte drástico de todos os excessos cometidos pelo paciente na hora de comer. Isso acontece pelo número de refeições praticadas, pela compulsão alimentar e também pelos alimentos que são escolhidos na hora da ingestão.

O seu segundo pilar, intitulado de medida, atua em duas diferentes frentes de potencial emagrecedor. A primeira delas está na quantidade (medida) de alimentos que serão ingeridos durante o período de tratamento. Já a segunda frente da palavra se dá por conta das medidas corporais do paciente, já que sua função é fazer com que essas medidas sejam reduzidas de forma efetiva, fazendo assim com que o paciente perca gordura e não massa muscular.

O terceiro pilar da dieta Ravenna diz respeito ao afastamento do paciente de tudo aquilo que lhe faz mal. O afastamento nada mais é do que manter o paciente longe da comida que normalmente é usada por ele próprio como meio de compensação emocional.

Assim, o método consegue não só auxiliar no emagrecimento, como também afastar de uma vez por todas um dos maiores problemas de quem está acima do peso: a compulsão alimentar.

Como Funciona A Dieta Ravenna

A dieta do médico argentino exclui alguns alimentos, vistos não só como prejudiciais, mas também como alimentos que desencadeiam um processo de vício em nosso organismo.

Por isso, são inseridas na dieta todos os grupos alimentares, como vitaminas, gorduras, proteínas e carboidratos, mas a respeito desse último grupo, os refinados são completamente cortados da alimentação: como as farinhas brancas e o açúcar refinado. Por isso, a pessoa é orientada a comer apenas os carboidratos mais complexos, que tenham um índice glicêmico menor e que ainda trarão mais fibras à dieta.

A média calórica diária é bem baixa, cerca de 800 calorias por dia, o que faz com que o paciente comece a perder peso mais rápido, já que a prática de atividade física ajudará a acelerar o processo. O cardápio da dieta Ravenna é composto de 4 refeições diárias, que irão distribuir a quantidade e grupo alimentar em cada uma das porções.

O método conta ainda com um grupo terapêutico, orientado e acompanhado por um psicólogo especialista em transtorno alimentar, que fará com que o paciente entenda a relação que tem com a comida e que também mostrará como essa relação faz mal.

O tempo da dieta não é certo, vai depender da quantidade de peso que cada um precisa perder, mas o método do Dr. Máximo Ravenna consiste em perda e manutenção. Desse modo, mesmo depois de ter atingido o peso pretendido, o paciente continuará a procurar manter uma alimentação saudável e longe dos carboidratos refinados. Mas o que se sabe é que, em média, os paciente costumam perder de 7% a 10% do peso inicial, apenas em um mês.

A mensalidade do Método Ravenna custa no mínimo R$1.300,00, sendo esse o valor do plano mais básico.