A Sálvia é uma planta cheia de benefícios e propriedades e uma das mais utilizadas quando falamos em emagrecimento e saúde. Seu sucesso se dá por sua potência e também por não possuir muitas restrições.

O nome científico da Sálvia é salvia officinalis e ela é usada na medicina natural há muitos anos. Pequena (não passa de meio metro de altura) é muito potente e tem folhas e um ramo de coloração esverdeada, e encanta por sua beleza, já que uma flor azulada também é vista na planta. As folhas são a parte mais importante da sálvia, já que é ali que se encontram suas propriedades medicinais e de onde se extrai seu bálsamo, resina e óleo.

Sua origem é mediterrânea e a Sálvia é da família da hortelã, uma outra planta muito conhecida e apreciada por quem tem uma alimentação saudável e quer perder peso.

A Sálvia No Emagrecimento

Planta sálvia

Ela é muito utilizada por pessoas que retém líquido e por isso acabam inchadas e com a sensação de estômago alto. Com a infusão da sálvia diariamente, muita gente consegue contornar o problema e ter a barriga enxuta que sempre sonhou.

Isso acontece por conta de 3 importantes benefícios da planta: sua função digestiva, carminativa e diurética. A função digestiva da Sálvia realiza a estimulação de nosso vesicular biliar, fazendo dessa maneira com que o intestino funcione melhor e ainda combate a prisão de ventre.

Já sua função diurética facilita a eliminação de líquidos, o que permite que a pessoa desinche e perca barriga. Sua função carminativa, por sua vez, permite que os gases acumulados no tubo digestivo e no intestino (que fazem com que a barriga fique mais inchada e o estômago alto), sejam dissolvidos com mais facilidade.

Outros Benefícios Da Sálvia

A Sálvia é também conhecida por outras propriedades importantes para a medicina natural, como sua função antibacteriana, anti-viral, adstringente, anti-inflamatória (conhecida por aliviar dores reumáticas, artrite e dores musculares).

  • A planta ainda fortalece o sistema imunológico;
  • É rica em vitaminas A e C;
  • Reduz os problemas digestivos e respiratórios;
  • É usada em casos de espasmos musculares e estomacais;
  • Alivia dores menstruais, dores de cabeça e cólicas intestinas;
  • Ajuda ainda na cicatrização de úlceras e feridas;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue;
  • É utilizada na medicina natural para reduzir a febre.

Como Usar A Sálvia

A planta pode ser consumida em forma de chá ou óleo, além de você também poder utilizar compressas da planta em casos de feridas e úlceras. O chá ajuda no trato intestinal, tratamento dos gases, e também é um poderoso produto para limpar as vias respiratórias. Além disso, tem propriedades capazes de impedir a formação de cálculo renal, e de reduzir os índices de ácido úrico.

Chá de salvia
Chá de salvia

Para usufruir de todos os benefícios da sálvia, basta pegar duas colheres da planta fresca ou seca, e colocar em um recipiente com 2 litros de água fervente. Faça a infusão por dez minutos e depois coe e adoce como preferir. O chá pode ser tomado durante todo o dia, quente ou gelado.

Já seu óleo possui cineol, alfa tujona, cânfora e beta-tujona, substâncias importantes no tratamento de entorses, hemorragias, e inchaços. Para isso, basta usar uma pequena compressa do óleo embebido em algodão, ou passar o óleo em picadas de insetos para aliviar a coceira.

Contraindicações da Sálvia

A sálvia não pode ser consumida por mulheres que estejam amamentando ou por pessoas que tenham instabilidade neurovegetativa ou insuficiência renal, devido a sua quantidade de beta e alfa-thuyona, que podem causar convulsões nessas pessoas.

Mulheres grávidas também não podem ingerir o chá da planta, já que ele tem propriedades abortivas.