O Tofu é um alimento muito conhecido por pessoas que são intolerantes ou alérgicas à lactose, mas é também muito utilizado por quem está lutando contra a balança devido aos benefícios que ele oferece.

Para quem não conhece o Tofu, ele é um queijo originário da China feito à base de soja, e é rico em cálcio, fósforo, proteínas e ferro. Além disso, este queijo é pobre em calorias e também possui uma quantidade menor de gorduras, sendo até mesmo melhor do que a ricota neste quesito.

O tofu é na verdade um produto de sabor suave e uma textura mais macia do que a de um queijo branco, por exemplo.

As Propriedades Do Tofu

Tofu é bom para emagrecer?
O tofu é uma ótima opção para quem quer emagrecer por possuir pouquíssimas calorias.

A cada 100 gramas de Tofu:

  • 7,5 gramas de proteína são encontradas (nada menos do que 15% do total);
  • Pouco mais de 2 gramas de carboidrato;
  • 1,4 gramas de ômega 6;
  • E pouco menos de 1 grama de fibra.

Já na contagem calórica o Tofu não ultrapassa as 70 calorias, um dos maiores benefícios para quem quer aliar o alimento à perda de peso.

Benefícios Do Tofu

Combate ao câncer

O Tofu é pode oferecer benefícios para quem quer combater alguns tipos de câncer. Isso porque 100 gramas do alimento são o suficiente para que a pessoa consuma a quantidade necessária de isoflavonas, também conhecidos como fitoestrogênios ou fitohormônios, usados na reposição hormonal feminina.

Bom para o colesterol

O tofu é também usado como uma verdadeira alternativa para as pessoas que estão com o nível de colesterol aumentados. Isso porque alguns cientistas já afirmam que os níveis de LDL (colesterol ruim) podem regredir em até 35% ou 40%, além de aumentar o número de HLD (ou o colesterol bom) e também os índices de triglicerídeos.

Previne doenças cardiovasculares

O alimento é também indicado para prevenir problemas e doenças cardiovasculares, isso porque possui propriedades que diminuem as chances das plaquetas de formarem coágulos em nosso sangue.

Combate aos sintomas da menopausa

Para as mulheres, os benefícios do Tofu são ainda maiores. Já que suas isoflavonas, diminuem os sintomas da menopausa, como os calores e oscilações de humor, mas devem ser evitados por mulheres que possuem alguns anticorpos ativos no corpo.

Fonte de vitaminas, proteína e minerais

As vitaminas B, E, D, K e F são importantes para o organismo e também tem papel importante no emagrecimento. Assim como o ferro, cálcio, magnésio e fósforo.

Já quando falamos de proteínas, o Tofu ganha até mesmo da carne vermelha, isso porque sua concentração de proteína em relação à gordura do alimento é maior.

Combate ao envelhecimento precoce

As isoflavonas também são antioxidantes e anti-inflamatórias. A primeira combate os chamados radicais livres, que são responsáveis por doenças degenerativas e também pelo envelhecimento.

Como consumir o tofu

Um dos aspectos positivos do Tofu é o fato dele poder ser consumido de muitas maneiras diferentes. No Japão, o alimento costuma ser recheado com legumes e refogado no shoyo.

Além disso, é possível ingerir o alimento in natura, como fazemos com o queijo branco, refogado ou até mesmo acrescentado em sopas e caldos. O Tofu também pode ser a base de alguns patês, reduzindo ainda mais a porção calórica dos pratos.

Leia também: Receita De Patê De Tofu Com Ervas

Alguns restaurantes já utilizam o Tofu em pratos como lasanha vegetariana, pizzas sem glúten, e no acompanhamento de alguns hambúrgueres vegetarianos.

O quiche de tofu, a berinjela recheada com o queijo e tomate, e até mesmo mousse de cacau ou frutas, são alguns dos pratos que podem ser feitos com o alimento originário da China, o que o torna cada vez mais consumido em todo o mundo.