Tem dúvidas sobre o que comprar quando vai à feira ou ao supermercado? Tratando-se de vegetais, você tem aqui 5 opções dos mais saudáveis entre eles.

5 Vegetais Mais Saudáveis

Há maneiras muito criativas de preparar e se beneficiar das propriedades de alimentos saudáveis como os vegetais.

Uma dica para inseri-los a alimentação diária sem enjoar, é experimentar diferentes formas de preparo.

Popeye

Para as saladas, a melhor forma é utilizar óleo de coco ou azeite de oliva.

Os vegetais crus, ou orgânicos, estão entre os alimentos mais saudáveis.

Seu alto teor de fitoquímicos, faz com que muitos deles sirvam como cura para algumas doenças, e nutrição e desintoxicação ao organismo. Os fitoquímicos são naturais de plantas de produtos químicos que são encontrados para combater algumas doenças. Cada tipo de vegetal tem níveis de fitoquímicos que variam, fazendo com que alguns deles sejam particularmente mais vantajosos do que outros.

E mais: alimentos verdes são potentes, e os mais abundantes em nutrientes, em comparação com todos os outros vegetais que encontramos nos supermercados.

Estes alimentos verdes são também repletos em vitaminas e minerais. Além do mais, contêm altos níveis de enzimas vivas, que ajudam a facilitar a digestão, e atuam como um catalisador para a desintoxicação.

Outra vantagem fantástica é que eles são alimentos ricos em fibras.

Espinafre

O espinafre é uma planta rica em fitonutrientes, e é repleto de enzimas que alimentam o corpo.

Seus minerais são parte vital da produção muscular, crescimento e recuperação, tanto quanto a proteína – essa é a razão pela qual o Popeye (personagem de desenho animado), é conhecido por ficar forte ao se alimentar do espinafre.

Esse vegetal é também muito versátil. Veja algumas dicas de como prepará-lo:

  • Como suco verde;
  • Como smoothie;
  • Como salada;
  • No omelete.

Couve

A couve é semelhante ao espinafre, e vai muito além de uma planta com formato bonitinho. Suas folhas são poderosos agentes para controlar a fome, e também evitar algumas doenças.

Este é um dos vegetais mais saudáveis para ter em casa, e pode ser preparado de várias maneiras diferentes:

  • Pode ser usado nas receitas de suco verde;
  • Você também pode fazer smoothies com ele;
  • O couve também pode ser cozido em óleo de coco (uma ótima pedida para emagrecer);
  • E a maneira mais tradicional de utilizar o couve é, sem dúvidas, na salada.

Cenoura

A cenoura é um vegetal bastante conhecido pelos benefícios que oferece à visão.

Além disso, têm também uma grande concentração de vitamina A. Em suma, a beta caroteno (também contida na cenoura) é sintetizada e convertida em vitamina A, após ser processada pelo fígado. A vitamina A atua trazendo benefícios não só a visão, mas também ao combate à formação de células de câncer, assim como ao combate à inflamações. Esta vitamina também oferece melhorias à função cerebral.

Algumas dicas de como aproveitá-la:

  • Ela também aparece em algumas receitas de suco verde;
  • Podem ser comidas simplesmente cruas, apenas lavadas;
  • Ou cozidas e assadas.

Obs: A melhor forma de aproveitar a cenoura, é comendo ela crua, visto que assim, há maior retenção do seu valor nutritivo.

Beterraba

Devido ao seu baixo teor calórico, e alto teor de nutrientes, a beterrata é um dos vegetais mais saudáveis ​, e mais indicados quando o assunto é emagrecer com saúde.

Algumas dicas de como prepará-la:

  • Em forma de suco;
  • Salada de beterraba;
  • Cozida ou grelhada também é uma opção.

Brócolis

E por último, na lista dos vegetais mais sausáveis, está o brócolis.

Este é um poderoso vegetal nutritivo, e oferece poderosos antioxidantes e desintoxicantes ao organismo, o que tem papel importante na prevenção de algumas doenças.

Algumas dicas de como preparar o brócolis:

  • Cru;
  • Em salada;
  • Cozido ao vapor, ou fervido.

Referência: Health Ambition