Comer verduras e frutas é uma das primeiras coisas que aprendemos quando começamos um processo de emagrecimento.

Verduras e o emagrecimento

A verdade é que repetimos esse mantra sem nem ao menos nos darmos conta de seus benefícios. Isso faz com que o consumode certos alimentos se torne uma obrigação o que torna esse grupo alimentar um fator associado à dietas.

As Verduras No Emagrecimento

Motivos para demonstrar  os benefícios das verduras não faltam, mas se pudéssemos listar apenas 3 deles para o emagrecimento seriam:

  1. São hipocalórias;
  2. Aumentam a saciedade;
  3. E são ricas em minerais e vitaminas importantes para o nosso organismo.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) as vitaminas são tão importantes que eles possuem em seu site um ranking de quais vitaminas possuem alto grau de deficiência em todo o mundo. Vários estudos ainda mostram que a ausência ou até mesmo deficiência dessas substâncias podem ajudar no aparecimento de algumas doenças, entre elas a obesidade.

As verduras em geral são boas fontes de ferro, vitaminas B, C, D, entre outras. Por isso, são tão importantes em todos os processos de emagrecimento. As vitaminas e minerais presentes nas verduras possuem papel importante em cada etapa de digestão e energia de nosso corpo.

Por exemplo, a falta de Ferro pode facilitar o aumento do peso, além de enfraquecer nossos músculos, deixar cabelos e unhas mais fracos, além de nos dar uma cor um pouco amarelada. O problema é que muita gente associa a falta de energia a um processo de adaptação do corpo a uma nova rotina aeróbica, mas quem tem deficiência de ferro se sente exausto sem nem mesmo praticar uma atividade física.

Verduras
Verduras de folhas verde escuras como o espinafre, são ricas em ferro e podem lhe ajudar a aumentar os índices de ferro e turbinar seu emagrecimento

Para melhorar os índices, é preciso comer pelo menos 2 porções de alimentos ricos no mineral nas principais refeições. Para quem está reduzindo o consumo de carne vermelha ou aboliu a proteína animal da dieta pode até parecer impossível, mas verduras de folhas verde escuras são ricas em ferro e podem lhe ajudar a aumentar os índices de ferro e turbinar seu emagrecimento. Entre eles estão o brócolis, espinafre e couve, que podem ser inseridas em sopas, saladas, ou até mesmo consumidas como acompanhamento de pratos mais elaborados.

Muitos benefícios, poucas calorias

As verduras em geral são baixas em calorias, o que mostra toda a sua importância no processo de emagrecimento. Isso permite que você se alimente de uma boa porção do grupo alimentar sem se sentir culpado ou burlar sua dieta. Assim, é possível que você faça algumas adaptações no cardápio e não sinta tanto a redução alimentar do início de um processo de perda de peso.

Elas ainda possuem uma ampla variedade de consumo. Algumas são ingeridas cruas, outras precisam ser parcialmente cozidas, e em alguns casos grelhadas ou assadas.

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Mas é preciso ficar um pouco atento na hora de realizar seu preparo. De acordo com a nutricionista Tânia Rodrigues, muitas dessas verduras acabam perdendo todas as suas propriedades quando preparadas de maneira errada. A especialista ainda afirma que os alimentos crus tem mais nutrientes que os cozidos, mas que é possível preparar cada um deles de um modo que nem o sabor, nem as propriedades nutritivas sejam perdidas.

Verduras
O alface é rico em fibras

O alface é rico em fibras e o ideal é que seja consumido cru. O espinafre, couve e brócolis são normalmente consumidos assados, grelhados ou refogados. Você ainda pode utilizar alguns temperos e ervas para potencializar o sabor e tornar seu consumo ainda mais interessante.

Mais verduras, menos fome

Outra característica importante desse grupo alimentar é seu alto teor de fibras. Elas são responsáveis por melhorar o funcionamento do intestino e nos proporcionar maior saciedade, fazendo assim com que a vontade de ingerir alimentos gordurosos caia de forma drástica.

Alguns ainda são ricos em água, o que permite que nosso organismo fique equilibrado e trabalhe de forma correta, proporcionando uma queima calórica maior e um processo de emagrecimento mais equilibrado.