O vinagre balsâmico é de origem italiana, e utilizado em receitas mais requintadas…

Acabou se tornando muito conhecido por todos os benefícios que ele oferece à saúde.

Saiba exatamente como e quanto utilizar.

Lista
Veja neste post

Hoje ele já é muito consumido aqui no Brasil.

Ganhou até o status de queridinho por auxiliar na perda de peso, ou seja, o vinagre balsâmico não engorda, pelo contrário, ele emagrece!

E ainda traz uma série de outros benefícios para a saúde.

Quer saber quais são? Nós te contamos logo mais a seguir!

Descubra também ao final do post, com explicação e vídeo, qual é a diferença entre os vários tipos de vinagres, como o balsamico, o de maçã, o agrin, o de arroz e o de vinho.

Isso vai ajudar muito na sua escolha!

Uva branca
Uvas

De aspecto forte e com um sabor bem agridoce, este vinagre é escuro, e tem origem no cozimento da uva branca, além de também ser fermentado em barris, o que permite que ele tenha um gosto bem aveludado.

Assim como o vinho, ele fica melhor com o tempo. E por isso pode ser encontrado em algumas safras de artigo de luxo.

Aliado da dieta

Uma colher de vinagre balsâmico tem apenas 14 calorias, e menos de 3 gramas de açúcar.

O que faz do alimento um dos mais procurados por quem iniciou um processo de emagrecimento, ou para quem já está cansado da mesma dieta, mas não quer descuidar do peso.

benefícios do vinagre
Seu uso não se limita às saladas

O alimento ainda pode ser usado como:

  • Tempero em carnes;
  • Sopas;
  • Molhos de saladas, como estamos acostumados.

Ele mantém os alimentos com baixo teor de gordura e é um ótimo substituto para o óleo convencional:

Rico em gordura e cheio de calorias.

Benefícios do vinagre balsâmico

Estabiliza os níveis de glicose

Quando falamos de alimentos benéficos para o emagrecimento, pensamos naqueles que são pobres em açúcar, e ricos em fibras e outros nutrientes.

Mas esquecemos de manter um nível muito importante para nosso corpo e que deve ser sempre estável: o da Glicose.

Benefícios
São vários seus benefícios

Com a ingestão do vinagre balsâmico na dieta, você fica livre dos picos de glicose no sangue, isso porque o alimento tem um baixo índice glicêmico, o que lhe ajuda também no processo de saciedade.

Para os diabéticos esse é um importante índice.

Mas é preciso ficar atento:

Mesmo sendo pobre em açúcar, este vinagre possui o nutriente e deve ser consumido em doses menores no caso dos diabéticos.

Reduz o colesterol ruim

Está cientificamente comprovado que os polifenóis, encontrados no vinagre balsamico agem contra os radicais livres, que estão associados a mais de 50 doenças.

Algumas delas são:

  • Enfisema;
  • Displasia broncopulmonar;
  • Pneumoconiose;
  • Asma.

Ele ainda diminui de forma significativa os danos do colesterol ruim em nossas células.

Estômago

Ele também é rico em substâncias que auxiliam no processo de digestão, agindo assim diretamente no suco gástrico, e acelerando todo o processo digestivo.

Com isso, você não se sente mal ou inchado após comer.

Ajuda na digestão
Evita desconfortos digestivos

A sua acidez estimula a produção de saliva e suco gástrico, o que é excelente para uma boa digestão.

Ainda estimula o estômago a produzir mais ácido clorídrico, reduzindo portanto o risco de gastrite.

Estabilidade da pressão sanguínea

Entre os benefícios do consumo do vinagre ainda estão a redução do endurecimento das artérias, o que possibilita a estabilidade da pressão sanguínea.

A pressão arterial sistólica fica estável, e quem consome o alimento para emagrecer diariamente tem esses benefícios estendidos.

Previne o envelhecimento precoce

Por ter um processo de fabricação bem parecido ao dos vinhos (claro, com algumas ressalvas) o vinagre balsâmo é rico em compostos de flavonóides e antioxidantes.

Juntos, eles são responsáveis por combater radicais livres, e prevenir o envelhecimento precoce.

Auxilia no emagrecimento

Ao vinagre balsâmico também são creditados alguns benefícios interessantes para quem está em processo de emagrecimento como:

  • Diminui a produção de insulina (isso porque os níveis de glicose ficam estáveis);
  • Acelera a queima de gordura;
  • Prolonga a sensação de saciedade;
  • Acelera o metabolismo;
  • Combate o inchaço e mal estar;
  • Combate a gordura nas células.

Como usar

O vinagre balsâmico é um grande aliado para a sua dieta, mas deve ser consumido com moderação: uma colher de sopa no máximo.

Comece usando uma colher de sopa na salada, e aos poucos você irá notar os benefícios deste vinagre.

Sem contar o gosto, que é delicioso.

Dica

Ele não é tão barato, então de repente você pode ir utilizando os poucos.

Em uma das suas refeições, por exemplo. A quantidade a ser usada não é tão grande, então o investimento pode valer muito a pena.

Assim, você usufrui de todos os seus benefícios, sem se preocupar com a quantidade de açúcar presente no alimento.

Algumas pessoas não se acostumam com o gosto agridoce do vinagre, e por isso, exageram na hora de colocar sal na mistura.

Se você não se acostumar com o gosto, o melhor é apostar no vinagre branco ou de maçã, que também ajudam a emagrecer e não deixam o alimento levemente adocicado, como o balsâmico faz.

Diferença dos vinagres

Agrin

Este na verdade não é um vinagre.

O vinagre, na realidade, é produzido a partir de 100% de uva, cereais, ou cana de açúcar.

Este tipo de vinagre, o agrin, é um fermentado químico de álcool com vinho, sendo normalmente composto de 90% de álcool, e 10% de vinho.

Este é o tipo mais ácidos dos “vinagres”, e muito utilizado por ser a versão mais barata.

Vinagre de álcool

Seu preparo tem base na cana de açúcar.

Dela se extrai o álcool, que é fermentado.

Vinagre de vinho

Ele é feito da fermentação do vinho branco ou tinto.

Este é um tipo de vinagre puro.

Seus ingredientes são vinho e uva, tendo ótimos benefícios como:

  • Ajuda na redução do colesterol.

Vinagre balsâmico

Este é obtido a partir da fermentação do vinho tinto.

Também tem em sua composição extrato de madeira, tanino, ácidos naturais da uva.

Essa é uma das versões mais requintadas do vinagre, sem dúvidas. Com todos estes ingredientes não tem como não ser.

Ele é um excelente antioxidante.

Vinagre de arroz

Ele é 100% originário da fermentação do arroz.

Ainda conta com vários ingredientes benéficos em sua composição.

Muito utilizado na culinária oriental.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é feito a partir da fermentação do suco de maçã.

Possui mais de 30 elementos nutritivos, entre eles:

  • Sais minerais;
  • Enzimas essenciais;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Zinco;
  • Várias vitaminas;
  • Substâncias antioxidantes.

Ele ajuda no controle do colesterol, dos triglicerídios, no processo de emagrecimento.

Qual a quantidade correta?

Quantidade vai de pessoa pra pessoa.

Algumas usam para emagrecer, outras para controlar o colesterol, e o objetivo é o que vai determinar a quantidade.

Se você nunca usou, comece com pequenas quantidades, para que seu organismo vá se acostumando.

Duas colheres de sobremesa por dia é uma boa sugestão.

A opção orgânica é sempre a melhor opção. É claro que vai ser um pouco mais cara, até porque seus benefícios são maiores.

Deixe um comentário contando se você acha que vale a pena investir no vinagre balsamico, mesmo ele custando em torno de R$16,00?