Algumas polêmicas já foram geradas sobre se a vitamina B12 emagrece, e neste post vamos desvendar este e outros mistérios a seu respeito…

Será que ela tem mesmo poder de emagrecimento?

Tudo sobre a vitamina b12
Tudo sobre a vitamina B 12 neste post

Entenda para que ela serve, como atua no organismo, e se ela realmente ajuda a perder peso.

Veja ainda um vídeo sobre a relação desta vitamina com o veganismo, e ao final do post, um parecer ainda maior sobre a sua relação com o emagrecimento.

Qual a resposta?

Será que esta é uma das vitaminas que pode ajudar também na perda de peso?

A resposta dessa pergunta é mais complexa do que imaginamos. Não há nenhum estudo que comprove que o uso deste nutriente ajude na perda de peso, mas a sociedade médica reconhece que a falta dele engorda.

Por isso, vamos explicar como a vitamina B12 funciona, porque ela é importante para o nosso organismo, e porque muita gente acredita que ela emagrece de forma efetiva.

Como atua no organismo

Cientistas afirmam que algumas substâncias são essenciais para o processo de emagrecimento de nosso corpo, entre elas está a vitamina B12, responsável pelo auxílio na queima de calorias.

Alongamento
Uma de suas funções é fornecer energia ao corpo

Também age:

  • Fornecendo energia para o nosso organismo;
  • Ajudando na digestão;
  • Acabando com as gordurinhas localizadas.

Isso acontece porque esta vitamina é um dos compostos usados na produção de sangue.

Com o aumento do sangue, nossas células passam a usar uma maior quantidade de oxigênio, o que torna nosso metabolismo mais ativo, e possibilita a queima de gordura mais eficaz quando estamos realizando alguma atividade física.

Sua falta

O problema é que a falta de vitamina B12 no organismo tem como um dos sintomas a perda de apetite, que atrapalha muito o processo de emagrecimento.

Sua falta também pode causar anemia.

Por isso muitas pessoas acreditam que a vitamina B12 emagrece mas é importante entender que quem faz uso da substância sem necessidade, acaba tendo o aumento do apetite, o que pode fazer com que a pessoa consuma mais calorias e acabe engordando.

Por isso, o uso da vitamina B12 só pode ser prescrito pelo seu médico, e com base em exames de sangue que comprovem a sua falta no organismo.

Sair tomando tudo o que ouve falar não vai garantir um emagrecimento saudável podendo ser até desastroso.

Isso pode ser mais comumente em pessoas veganas, vegetarianas, celíacas, etc.

Veja um vídeo mais abaixo, ainda neste post, explicando melhor sobre o assunto.

Alimentos

Uma lista de alimentos ricos em vitamina b12 apesar de conterem algumas polêmicas também em torno disso, sobre as quais vamos falar no próximo tópico.

  • Bife magro (fígado é uma excelente opção);
  • Frango;
  • Ovos;
  • Atum;
  • Leite desnatado;
  • Iogurte sem gordura;
  • Queijo muçarela;
  • Queijo suíço;
  • Salmão.

*A cerveja pode atrapalhar a absorção de vitamina B12 e de outras vitaminas como a tiamina e o ácido fólico.

Veganos e a vitamina B12

Neste vídeo, as dúvidas ao redor da relação entre a vitamina b12 e o veganismo são respondidas pelo médico nutrólogo.

Também participam do programa, algumas pessoas veganas, dando o seu parecer com relação à sua experiência própria.

Funções da B12

Em nosso corpo a vitamina B12 é responsável por:

  • Auxiliar o organismo na produção de células vermelhas
  • Auxiliar no metabolismo da gordura e também da proteína
  • Manter nossos nervos sempre saudáveis
  • Manter a claridade mental e também a perspicácia ativas
  • Auxiliar na produção de serontonina.

Ao auxiliar nosso organismo na quebra de proteína e gordura, esta vitamina diretamente nos ajuda a ter mais energia, possibilitando que os exercícios físicos sejam feitos de forma mais intensa.

Já seu auxílio na produção de serotonina nos permite ter a sensação de bem estar prolongada, mantendo assim o estresse e a ansiedade bem longe, e possibilitando que não tenhamos vontade de atacar a geladeira por conta desses dois sentimentos.

O mito do emagrecimento

A confusão em torno do poder de emagrecimento da vitamina B12 surgiu depois que algumas celebridades afirmaram que usavam injeções do nutriente para este fim, como:

  • Lea Michele;
  • Katy Perry;
  • Justin Timberlake;
  • E Madonna.

No caso da atriz de Glee, a repercussão foi maior.

Ela teria dito ao jornal britânico Daily Mail que as injeções a ajudaram a perder quase 5 kg.

O que acontece é que Lea é vegana, e tinha deficiência da vitamina em seu organismo (a B12 é encontrada em alimentos como ovos, laticínios e nas carnes).

Com as declarações da atriz, algumas pessoas começaram a vender a vitamina como um poderoso composto contra a obesidade, sem nem mesmo mostrar o motivo pelo qual a vitamina B12 emagreceu e fez efeito nas curvas da atriz.

Por isso, é preciso tomar muito cuidado com as crenças que não tem nenhum embasamento científico ou médico, e sempre procurar orientação médica antes de iniciar o consumo de qualquer nutriente.