A vitamina D3 é uma das essenciais ao bom trabalho do organismo. A falta dela, assim como da vitamina b12, dentre outras, podem acarretar em ganho de peso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza em seu site quais as maiores deficiências de vitaminas presentes no mundo, e a vitamina D é uma delas. Vitamina D é o nome geral dado a alguns compostos lipossolúveis, e que mantém nosso corpo em equilíbrio mineral.

Vitamina D
A falta de algumas vitaminas podem acarretar em ganho de peso

As mais conhecidas delas são a Vitamina D3 ou colecalciferol (que é de origem animal) e a D2 ou ergocalciferol (que é de origem vegetal). Ambas as vitaminas trabalham do mesmo modo em nosso corpo, e são chamadas de pró-hormônio, já que dá origem a vários hormônios essenciais para o funcionamento de nosso organismo.

A vitamina D é produzida por nosso corpo quando nossa pele entra em contato com o sol. Este é o caso da D3. O problema é que a vitamina D que ingerimos em nossa dieta é a D2, e por isso mesmo inserindo mais verduras ricas em vitamina D na dieta, algumas pessoas ainda ficam com os níveis muito abaixo do recomendado.

Isso acontece porque a D3 é a vitamina responsável por 90% de toda a vitamina do composto que nosso corpo recebe, o que faz com que, mesmo se alimentando bem, muitas pessoas ainda sofram com sua deficiência e tenham o processo de emagrecimento comprometido. Nesses casos é preciso que uma suplementação seja feita.

Para que isso seja possível, a vitamina D3 é também produzida em laboratório e vendida em forma de cápsulas e também em gotas.

Ver Também: Como Emagrecer Com Vitaminas

Vitamina D3 E Nosso Corpo

Antes de explicarmos mais sobre a vitamina é preciso entender porque a D3 é tão importante para nosso metabolismo, corpo e emagrecimento.

Ela serve para aumentar nossa força muscular, ajuda a emagrecer, diminui o risco de diabetes do tipo 1, fortalece os ossos e dentes, e também facilita a absorção de fósforo e cálcio.

Além de tudo isso, ela também é importante para o nosso sistema imunológico, para a formação do tecido ósseo, e é usada ainda no tratamento de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla e artrite reumatóide.

Para estar diretamente ligada ao aumento de peso, sabe-se que a vitamina D3 é a principal responsável pela secreção hormonal. Com isso, pessoas que sofrem com sua deficiência tem mais chances de desenvolverem a Síndrome Metabólica, diretamente ligada a obesidade, assim como a outras doenças crônicas e diabetes do tipo 2.

A Vitamina D3 E O Emagrecimento

A vitamina D3 é a responsável pelo metabolismo de nossa gordura, promovendo também a aceleração da quebra de gordura pelo fígado.

Ela é também a responsável por ativar alguns receptores nas nossas células adiposas que inibem seu crescimento, fazendo com que engordemos menos.

Ela também reduz o apetite e aumenta a sensação de saciedade, já que é a responsável por aumentar a quantidade do hormônio responsável por essa sensação, a leptina.

A Falta De Vitamina D

A falta de vitamina D aumenta a produção de gordura, diminui a queima dessas células e faz com que o calcitrol e os hormônios paratireoidianos se elevem, fazendo nosso corpo entender que é preciso estocar gordura, não permitindo que nosso organismo faça a queima correta dessas substâncias. A falta de vitamina D também aumenta os níveis de cortisol, o hormônio responsável por nos deixar mais estressados.

Por isso, o uso de suplementação com orientação médica faz com que muitas pessoas que tentam emagrecer sem sucesso há algum tempo, consigam aliar de forma satisfatória sua alimentação e exercícios com os níveis de vitamina D3 corretos.